Investigação apura apologia ao nazismo em Dona Emma

Foto: Acervo Prefeitura de Dona Emma
Foto: Acervo Prefeitura de Dona Emma

DONA EMMA – O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), instaurou procedimento de investigação criminal para apurar a presença de simbologia nazista entre fotos antigas que estariam expostas nas paredes da Secretaria de Educação do Município de Dona Emma, no Alto vale do Itajaí.   

De acordo com o Promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior, com atuação estadual em casos de crimes de ódio e preconceito, o procedimento foi instaurado a partir de notícia divulgada pela Agência Pública e reproduzida em diversos veículos de comunicação mostrando que, no hall de entrada da Secretaria de Educação, estariam expostas diversas fotos antigas e que, entre elas, há imagens de crianças em frente à uma escola local com uma bandeira nazista e uma reunião de um grupo identificado como “simpatizantes de Hitler”. 

O objetivo do procedimento é buscar mais informações acerca dos fatos, a fim de apurar se há ou não a prática de crime previsto na Lei de Racismo. Nesse sentido, o Promotor de Justiça determinou a juntada da matéria jornalística ao procedimento e a expedição de ofício ao Secretário de Educação do município de Dona Emma, para que esclareça o contexto de uso, exposição e publicação das imagens, levando em conta o que dispõe a Lei de Racismo em seu art. 20, §§ 1º, 2º e 2º-A.    

Prefeitura Repudia Correlação.

A Prefeitura Municipal de Dona Emma divulgou Nota, onde cita que repudia qualquer tentativa de correlação entre os cidadãos da cidade e o nazismo.

Informando que o local onde as fotografias estão expostas , é a Biblioteca Municipal, e as imagens fazem parte da historia do município.

A descritiva finaliza com a lembrança de uma reportagem datada de 15 de junho de 2018, quando o município foi considerado como uma das “Cidades de Paz”, justamente em razão de seus munícipes serem pessoas ordeiras e trabalhadoras.

 

 

 

Você não pode copiar conteúdo desta página