IMG-20210628-WA0344
UNIMED---50-anos
Banner Indaial
1200 x 100 (3)
PlayPause
previous arrow
next arrow

Indaial inicia estudo para criação de nova rota turística com foco no desenvolvimento sustentável

Por Judson Lima

gulamania
1200 x 100 (2)
PlayPause
previous arrow
next arrow

INDAIAL – A Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo iniciou a solução Rotas e Roteiros, que faz parte do Programa Cidade Empreendedora Ciclo III, em parceria com o Sebrae. O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável do turismo por meio da integração de atrativos e equipamentos turísticos em Indaial na forma de uma Rota.

A primeira etapa iniciou com reuniões da equipe técnica de turismo da Prefeitura e consultores do Sebrae. Em seguida, foi feito um levantamento inicial de algumas empresas e propriedades potenciais dos bairros Encano, Polaquia, Estrada das Areias e Warnow para fazerem parte desta rota. A equipe técnica do setor realizou diversas visitas preliminares em parceria com a Secretaria de Agricultura e Epagri.

                                                                                                       Rota Turismo Indaial

Na segunda fase, a consultora do Sebrae iniciou as primeiras visitas técnicas nas propriedades e empreendimentos potenciais para receberem consultorias individuais. Os locais elencados pelos consultores receberão um plano de melhorias individuais para suas empresas.

Após as visitas serão realizados encontros coletivos com todos os empreendimentos visitados, bem como estruturas de apoio, que também farão parte da construção das Rotas e Roteiros. O trabalho terá um prazo aproximado de oito meses.

De acordo com o coordenador de Turismo e Eventos da Prefeitura, Rogério Wilson Theiss, para o sucesso do trabalho é fundamental o envolvimento dos empresários, comunidade e entidades. “Somente com o trabalho em conjunto, setor público disponibilizando condições e empresas privadas criando produtos turísticos, é que teremos uma rota efetiva. Cada um tem o seu papel no sistema. É preciso que esse projeto seja construtivo e colaborativo”, pontua Rogério.

“Com essas ações vamos promover o empreendedorismo e potencializar o turismo sustentável de nossa cidade, gerando emprego e renda”, complementa Jessé Cléber de Souza, coordenador de Desenvolvimento Econômico.

Outras ações

                                                                                              Rota Turismo Indaial

Além desta ação, a Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo é parceira da Secretaria de Agricultura na solução ELO, também do Sebrae dentro do Programa Cidade Empreendedora Ciclo III.

A solução tem como objetivo identificar e qualificar agricultores familiares com potencial para atender a demanda local de alimentos, seja para fornecer ao setor público ou privado. O turismo entra como mais um potencial a ser explorado pelos produtores familiares.

A ideia é que os consultores do programa ELO façam um trabalho colaborativo com os consultores do Rotas e Roteiros, assim as ações e soluções não ficam isoladas e o resultado é mais vantajoso e integrado.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.