A notícia além do olhar técnico!

Indaial inaugura nova sede do Centro de Atenção Psicossocial de Indaial

O CAPS é um serviço de saúde ambulatorial do SUS

INDAIAL – A Secretaria de Saúde de Indaial realizará no dia 18 de maio, sábado, a inauguração da nova instalação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), localizado na Avenida Prefeito Alfredo H. Hardt, 330, Estradas das Areias. A solenidade iniciará às 10h e contará com apresentação cultural e dramatização dos grupos terapêuticos do Caps com foco na reabilitação e luta antimanicomial.

O CAPS é um serviço de saúde ambulatorial do SUS, local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária, personalizado e promotor da vida.

Com a nova instalação, o atual CAPS tipo I será qualificado tipo II. A assistência prestada ao paciente inclui as seguintes atividades: atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros); atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outras); atendimento em oficinas terapêuticas executadas por profissional de nível superior ou nível médio; visitas domiciliares; atendimento à família; atividades comunitárias com foco na integração do paciente na comunidade e em sua inserção familiar e social; os pacientes assistidos em um turno (4 horas) são caracterizados como intensivos, incluindo atividades coletivas e individuais.

A equipe técnica mínima para atuação no CAPS I é dimensionada para o atendimento de 20 pacientes por turno, tendo como limite 30 pacientes/dia, em regime ambulatorial de atendimento semi-intensivo e intensivo. Com a nova sede, o CAPS será qualificado para modalidade tipo II, ampliando o atendimentopara até 30 pacientes por turno, com limite de 45 pacientes/dia”, explica a enfermeira e coordenadora do Centro, Dulcinéia Ozelame de Souza.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.