Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Indaial: Grupo criminoso fraudava laudo de vistoria de seguradora

Por Judson Lima

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

INDAIAL – A Polícia Civil de Santa Catarina cumpriu mandados de busca e apreensão em Indaial, no Vale do Itajaí, em residências de pessoas investigadas por participarem de um grupo criminoso responsável por fraudar laudo de vistoria de seguradora, com o objetivo de subtrair carga de sinistro.

Nesta sexta-feira (05), na casa do homem que seria o regulador do grupo, foram apreendidos diversos objetos e documentos. Além disso, na residência do guincheiro do grupo foram localizadas parte da carga de batata fritas e sacas de arroz, que teria tido dada como furtada, durante um tombamento, em um laudo emitido pelos suspeitos.

A investigação, que identificou o grupo criminoso responsável por fraudar laudo de vistoria de seguradora com objetivo de subtrair a carga de sinistro, é da Delegacia de Roubos de Veículos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC) da Polícia Civil.

O principal alvo da investigação, responsável por orquestrar a fraude, presta serviço para empresas reguladoras/seguradoras em atendimento a local de sinistros (tombamentos de cargas nas rodovias), realiza emissão de laudos e destinação de resíduos a aterros sanitários de cargas tombadas, furtadas ou roubadas.

Cargas

Em agosto do ano passado, uma operação realizada pela Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas/DEIC em Balneário Camboriú, Camboriú, Navegantes e Rio do Sul recuperou cargas de batatas fritas e rústicas da Argentina e carne de frango tipo exportação. Parte das cargas foi localizada em um contêiner e o restante estava sendo comercializada em mercados ponta de estoque. Na ocasião, três comerciantes foram presos em flagrante por receptação.

Até então, acreditava-se que a carga de batatas congeladas, avaliada em R$ 155 mil, havia sido “saqueada” em um tombamento na rodovia BR-470, em Ibirama. Porém, com a evolução da investigação, foi constatado que não houve “saque” e sim uma simulação. O caminhão de fato havia tombado, todavia, a carga não foi saqueada por populares, mas subtraída pelo grupo investigado.

O guincheiro retirou a carga da pista e a ocultou em um pátio sob sua administração. O regulador emitiu laudo de vistoria com informações falsas, alegando que das 2.340 caixas de batata, somente 34 foram recuperadas. Após isso, as 34 caixas foram descartadas em um aterro sanitário e as demais foram vendidas aos receptadores. Em seguida, para dar aparência de legalidade, o regulador repassou orientações ao motorista para o registro do falso Boletim de Ocorrência.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.