Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Indaial e Blumenau foram alvos de operação contra de crimes de abuso e exploração sexual, seis foram presos.

Ao todo foram cumpridos 14 mandados judiciais no Estado, sendo 13 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

SEGURANÇA – Seis pessoas foram presas durante realização da Operação Luz na Infância 5 realizada pela Polícia Civil, as prisões foram em Joinville (duas em flagrante e uma por prisão preventiva), Florianópolis, Blumenau e Bandeirante, principalmente pelo armazenamento digital de material com pornografia infantojuvenil.

Judson Lima/Foto:PC

Ao todo foram cumpridos 14 mandados judiciais no Estado, sendo 13 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva. Os mandados de busca e apreensão foram em Florianópolis (05), Joinville (03), Blumenau, Bandeirante, Balneário Camboriú, Indaial e Guaramirim.

A Diretora de Polícia da Grande Florianópolis, Eliane Chaves, ressaltou que a Polícia Civil catarinense já participou desta Operação nas edições anteriores, o que demonstra a ofensiva policial no Estado contra esse tipo de crime.

A ação é uma força-tarefa coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública – e abrangida pelas Polícias Civis e a Polícia Federal – que busca suspeitos de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet. Os trabalhos aconteceram em 14 Estados e o Distrito Federal, além de seis países.

O Delegado Geral da Polícia Civil, Paulo Koerich, em agenda institucional nesta quarta-feira em Brasília, acompanhou a operação da sala do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), do Ministério da Justiça e Segurança Público.

Em Florianópolis, conforme o delegado Gustavo Kremer, da DPCAMI, foram cinco alvos em que houve cumprimento de busca e apreensão, no Centro, Cachoeira do Bom Jesus, Rio Vermelho, Itacorubi e Coqueiros. Os alvos em que não houve a prisão em flagrante também tiveram materiais apreendidos e serão investigados pela PC e os aparelhos periciados pelo Instituto Geral de Perícias (IGP).

No Brasil, a pena para quem armazena esse tipo de conteúdo varia de 1 a 4 anos de prisão, de 3 a 6 anos de prisão por compartilhar e de 4 a 8 anos de prisão por produzir conteúdo relacionado aos crimes de exploração sexual.  Ao todo, foram 105 alvos no Brasil e exterior.

A ação desencadeada é decorrente de cooperação mútua entre a Diretoria de Operações da Secretaria de Operações Integradas do MJSP. Houve também colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega em Brasília (US Immigration and Customs Enforcement-ICE), oferecendo cursos e capacitações que subsidiaram as cinco fases da Operação Luz na Infância.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.