Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Indaial disponibiliza serviço de saúde para tratamento de usuários de álcool e outras drogas

Por Judson Lima

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

INDAIAL – A dependência química é uma doença reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que consiste nas consequências físicas e mentais trazidas pelo abuso de substâncias nocivas ao organismo, como o álcool, a nicotina, a maconha, a cocaína, o crack, entre outras.

Em Indaial, usuários dependentes e seus familiares podem procurar ajuda no Centro de Atenção Psicossocial. O Caps é um espaço ofertado pela Secretaria de Saúde voltado para o tratamento gratuito pelo SUS desses pacientes e sua reinserção familiar, social e comunitária.

Caps Indaial

Atualmente o Centro atende em média 250 usuários por mês com uso nocivo/abusivo de álcool e outras drogas. A orientação é de que o usuário ou familiar procure o Centro para as devidas orientações através do telefone (47) 3333-4431. “Em até 48 horas após o contato iniciamos o processo de acolhimento do paciente”, diz a enfermeira e coordenadora do Centro, Dulcinéia Ozelame de Souza.

Para a psicóloga do Caps, Juliana Zandoná, muitas vezes o usuário não percebe que está se tornando dependente e acredita estar no controle da situação. “Ele aumenta a quantidade e a frequência do uso. Passa a utilizar a droga não mais pelo prazer, e sim para aliviar o desconforto e o desprazer causado pela falta”, diz.

Caps Indaial

É preciso tratar a dependência química e psicológica

Ao interromper o consumo, segundo Juliana, a ausência dessas substâncias causa uma reação de desequilíbrio no funcionamento do cérebro. “Então surgem sintomas como irritabilidade, ansiedade, dificuldade de concentração ou raciocínio, humor deprimido, desempenho prejudicado. A abstinência deixa o indivíduo em extremo sofrimento físico e psíquico, muitas vezes insuportável, podendo levá-lo ao ciclo repetitivo do uso compulsivo”, ressalta.

Para que o dependente químico consiga suportar e se manter em abstinência existem medicamentos e abordagens de apoio apropriados, que ajudarão a cortar esse ciclo sem que seu cérebro e o restante do organismo entre em colapso, evitando o risco e o sofrimento extremo.

“Quando falamos de dependência química, não é vontade fraca ou falta de caráter, trata-se de uma enfermidade médica crônica, ou seja, uma doença na qual se produzem alterações no circuito cerebral, uma situação clínica que precisa se tratada. Críticas, punições, julgamentos não irão melhorar os sintomas de abstinência e nem as demais causas psicossociais da dependência”, ressalta Juliana.

Tratando a dependência psicológica

De nada adianta tratar os fatores clínicos e a desintoxicação, se não tratarmos as causas. O sofrimento psíquico, muitas vezes, é o gatilho que leva ao uso. Em muitos casos a utilização de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) ocupam uma função na vida do sujeito, de fuga da realidade.

“O tratamento consiste em ajudar o indivíduo a identificar seus sentimentos conflitantes, descobrindo novas formas de lidar com suas emoções, que não pelo uso de substâncias. Alguns transtornos psicológicos como, por exemplo, a depressão e a ansiedade podem estar associados às causas da dependência química. Por isso a importância do acompanhamento com profissionais qualificados, visando um tratamento mais amplo”, detalha a psicóloga do Caps.

A coordenadora do Centro, Dulcinéia, complementa que o tratamento deve visar todo o aspecto global do paciente, visto que a dependência possui causas biopsicossociais. “São muitos os fatores que contribuem para que ela se instale. Entre elas estão hereditariedade, baixa autoestima, depressão, ansiedade, transtornos psiquiátricos, ambiente familiar conflituoso, influências sociais e culturais”, comenta.

O objetivo é estabelecer com o paciente uma relação pautada na confiança e no vínculo terapêutico. “Através de uma escuta qualificada, construímos

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.