Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
banner agosto Indaial
banner agosto Indaial
PlayPause
previous arrow
next arrow

Indaial conquista Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural

Por Judson Lima

BANNER CAMARA DE TIMBO JULHO
banner rodeio julho
BANNER SITE FESTA PER TUTTI 1200X200px
banner chutze
PlayPause
previous arrow
next arrow

INDAIAL – A Fundação Indaialense de Cultura, através do seu Programa SensibilizArte – Arte nos Bairros, conquistou o 2° lugar no Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural, organizado pelo Conselho de Gestores Municipais de Cultura (Congesc). O anúncio ocorreu durante o X Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, realizado nesta semana, de 11 a 13 de maio, em Ibirama.

O prêmio tem como objetivo valorizar e reconhecer ações de gestão cultural realizadas pelas cidades catarinenses e associação de municípios. Indaial recebeu a segunda colocação na categoria 2: Desenvolvimento de programas e projetos que promovam a formação na área da cultura.

Fundação Indaialense de Cultura

O Programa SensibilizArte, criado em 2018, leva arte e cultura nos bairros de Indaial com o objetivo de descentralizar a cultura e democratizar o acesso de diferentes segmentos artísticos à população.

São disponibilizadas oficinas gratuitas distribuídas em 30 espaços da cidade, em parceria com escolas e espaços comunitários, atendendo cerca de 500 alunos a partir de 7 anos. As aulas acontecem uma vez por semana com duração entre uma e duas horas, podendo ser individuais, em dupla ou em grupos.

Para viabilizar a execução do Programa, a Fundação criou o Programa Bolsa Monitor Artístico, através da Lei nº 5731/2019, que tem por objetivo a concessão de bolsa, com vistas a beneficiar a formação de novos profissionais nas variadas áreas oferecidas pela FIC. Atualmente, 14 monitores artísticos ministram aulas nas áreas de música, teatro e dança. Além disso, a FIC possui em seu quadro efetivo profissionais habilitados para supervisão das oficinas.

“Nosso objetivo é facilitar o acesso do cidadão ao fazer e vivenciar diferentes expressões artístico-culturais de forma gratuita, levando essa oportunidade a todas as comunidades de Indaial. Ficamos felizes com a visibilidade e reconhecimento para todo o Estado do trabalho desenvolvido na cidade”, pontua a diretora-presidente da FIC, Marli Westphall Menegazzi.

Sobre o Fórum

O evento tem o objetivo de proporcionar a integração das regiões catarinenses, além de promover o debate das políticas públicas do setor cultural, ampliando o diálogo entre o Ministério da Cultura (MinC), as prefeituras e o Governo do Estado para fortalecer as ações de programas já existentes e abrir caminhos para futuras parcerias.

Participam do Fórum, representando a Fundação Indaialense de Cultura, a diretora-presidente, Marli Westphall Menegazzi, e os servidores Elaine Pickler, Marcos Alexandre de Liz, Danieli Graciolli, Fabrício Ferreira e Dayse Cristina Lang.

você pode gostar também
BANNER SITE FESTA PER TUTTI 1200X200px
banner chutze
banner rodeio julho
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.