IMG-20210628-WA0344
UNIMED---50-anos
Banner Indaial
1200 x 100 (3)
PlayPause
previous arrow
next arrow

Indaial avança na construção do Plano Municipal de Turismo

Por Judson Lima

gulamania
1200 x 100 (2)
PlayPause
previous arrow
next arrow

INDAIAL – O Município de Indaial deu mais um passo importante na construção do seu Plano Municipal de Turismo. Em evento realizado na última quarta-feira (11) e promovido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo, no Salão Nobre da Prefeitura, aconteceu o 1º Seminário de planejamento para elaboração do documento.

Foto:Reprodução

Prestadores de serviços, investidores da área, conselheiros municipais, servidores de órgãos municipais e estaduais ligados à área, entidades, associações, instituições de ensino e cidadãos interessados em contribuir com o desenvolvimento do turismo da cidade estiverem presentes.

O Plano Municipal de Turismo é conduzido pela Prefeitura, em parceria com o Sebrae, dentro do Ciclo II, do Programa Cidade Empreendedora. Esse documento tem por objetivo nortear o desenvolvimento do turismo no Município de forma integrada e sustentável, associado à valorização cultural, à conservação ambiental e à participação comunitária, tendo, como resultado, a geração de emprego e renda para Indaial.

No Seminário de planejamento, consultores do Sebrae apresentaram dados do turismo em nível nacional, estadual e municipal e validaram com os participantes o diagnóstico preliminar sobre o mapeamento da oferta turística realizado em 2019.

Nessa primeira etapa do Plano, que contou com o acompanhamento da Coordenadoria de Turismo, foram identificados atrativos naturais e culturais, meios de hospedagem, estrutura de alimentos e bebidas, Circuitos do Cicloturismo e do Caminhante, Parque Nacional da Serra do Itajaí e municípios do entorno.

Situada no Vale Europeu, Indaial é certificada pelo Ministério do Turismo como uma das cidades integrantes do Mapa de Turismo Brasileiro 2019-2021. Com 100% dos estabelecimentos de segmento obrigatórios registrados no Sistema do Ministério de Turismo (Cadastur), conta com sete hotéis e um camping. Ao todo, são 665 leitos para receber os turistas.

O mapeamento identificou uma oferta ampla e diversificada no setor de alimentos e bebidas, contabilizando 55 estabelecimentos. Na área de eventos estão cadastrados 17 espaços, com capacidade simultânea para aproximadamente 12 mil pessoas. O Município ainda conta com sete agências de turismo inscritas no Cadastur. Também foram identificados 24 atrativos turísticos, dos quais 18 culturais, cinco naturais e um de atividade econômica, todos com visitação turística.

Com esse mapeamento preliminar, os consultores do Sebrae apontaram segmentos da oferta turística com forte potencial para Indaial. No levantamento destacaram-se o Ecoturismo e Turismo de Observação de Vida Selvagem (265 espécies de aves em Indaial; Turismo de Aventura (Cicloturismo); Turismo de Sol & Praia (Vale do Encano); Turismo Cultural (igrejas, museus e praças) e Turismo Desportivo (Kartclube, Motódromo, entre outros).

Esses potenciais serão desenvolvidos no 2º Seminário de planejamento, previsto para maio. “O segundo encontro com o trade turístico servirá para definirmos a visão e a missão do Plano, além das estratégias e ações para potencializarmos esses segmentos”, explica o coordenador de Turismo, Márcio Moisés Selhorst.

Ele acrescenta que a participação e envolvimento do trade vem sendo fundamental nesse processo. “Ficamos muito felizes com a diversidade de representações presentes no 1º Seminário. Este trabalho é coletivo e precisa da união de todos para ser colocado em prática e gerar frutos”, pontua Márcio.

Para o prefeito, André Moser, o objetivo também é criar ainda mais oportunidades de negócios para o trade turístico da cidade. “Sabemos que temos um grande potencial em relação ao turismo de aventura e ecológico, além de estarmos no Circuito Vale Europeu de Cicloturismo e Caminhantes. Nosso objetivo é desenvolver nosso potencial e criar ações conjuntas entre poder público e empresariado para fomentar o crescimento desses negócios”, diz.

O Plano Municipal de Turismo está previsto para ser finalizado em junho.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.