IMG-20210628-WA0344
UNIMED---50-anos
Banner Indaial
1200 x 100 (3)
PlayPause
previous arrow
next arrow

Indaial adota estratégias para a vacinação contra a gripe

Por Judson Lima

gulamania
1200 x 100 (2)
PlayPause
previous arrow
next arrow

INDAIAL – A partir de segunda, 23 de março, Indaial adere à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe), antecipada em um mês pelo Ministério da Saúde como medida para proteger a população contra a Influenza e facilitar o diagnóstico do Coronavírus, tendo em vista a semelhança dos sintomas entre as doenças.

A Campanha Nacional acontecerá até 22 de maio e durante esse período será realizada por etapas e grupos prioritários. A partir de 23 de março podem procurar a imunização idosos e trabalhadores da saúde.

Para evitar a aglomeração de pessoas nas unidades, como forma de combate ao Coronavírus, a Secretaria de Saúde de Indaial irá adotar algumas estratégias em nível municipal. Na primeira semana da campanha, de 23 a 27 de março, são convocados a comparecer, exclusivamente, idosos com idade superior a 75 anos. A partir de 30 de março estarão liberados idosos com mais de 60 anos.

Além disso, as unidades com salas de vacina organizarão tendas no lado externo para atendimento do público nessas primeiras semanas.

“O objetivo é manter um controle do número de pessoas na unidade de saúde e distanciamento entre os usuários que circularem por esses espaços”, explica o secretário de Saúde, Alexandre Dalabrida.

A partir de 16 de abril serão imunizados professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Já a partir de 9 de maio deverão ser vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

“Será obedecida rigorosamente a vacinação das faixas etárias e dos grupos prioritários para cada fase da campanha. A medida é necessária para garantir que hajam doses disponíveis para cada período, considerando que as doses vêm de forma escalonada pelo Estado conforme o número de população para cada Município”, comenta o secretário.

Durante a campanha, a meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários.

Familiares que possuem usuários acamados enquadrados nos grupos prioritários devem entrar em contato com a unidade de referência para que a equipe de cada local organize a vacinação domiciliar.

Unidades que terão vacinação contra a gripe:

– Unidade Heinz Schutz – Centro
– Sais (Serviço de Atendimento Integral à Saúde) – Tapajós
– ESF Remo Wendorf – Ribeirão das Pedras
– ESF Arthur Keunecke – Estrada das Areias
– ESF Gunther Ricardo Ebert – Warnow
– ESF Renato Ferreira de Mello – João Paulo II
– ESF Nilo de Freitas – Rio Morto
– ESF Bertolina May Kechele – Benedito
– ESF Caetano da Silva Porto – Carijós
– ESF Albert Sabin – Encano do Norte
– ESF Irineu Kienen – Encano Baixo
– ESF Márcia Maria Andreatta – Estados (Cohab)
– ESF Adriana Juceli Cattoni – Mulde

Vale destacar que o usuário deve procurar a unidade de saúde de referência para vacinação. Os moradores dos bairros Arapongas e Estradinha têm como referência as Unidades do João Paulo II e Rio Morto. É necessário ter cadastro no Município e apresentar carteirinha de vacina, cartão SUS e documento oficial.

Horário de atendimento de segunda a sexta:
Unidade Heinz Schutz: das 8h às 17h, sem fechar para almoço (entrega de senhas até 16h)
Sais: das 8h às 21h, sem fechar para almoço (entrega de senhas até 20h30)
Demais Unidades: das 8h às 12h (entrega de senhas até 11h) e das 13h às 17h (entrega de senhas até 16h)

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.