A notícia além do olhar técnico!

Incêndio em vegetação quase queima residência

SEGURANÇA – Um incêndio em vegetação, acabou tendo proporções grande e por pouco não destruiu uma residência em Presidente Getúlio, na localidade de Caminho Floresta.

Os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, foram acionados para atender a ocorrência por volta das 19h59min de quinta-feira (16), onde o solicitante relatou que o fogo estava se aproximando de uma residência.

De pronto, foram deslocados dois caminhões de combate a incêndios e uma ambulância para o local.

Texto e fotos por:Alex de Lima

— A primeira equipe a chegar no local, agiu rapidamente pois havia muito vento e estava espalhando de forma muito rápida o fogo em direção a um pequeno rancho e também a uma casa — disse o Comandante Amarildo Molinari, que também atuou na ocorrência.

A moradora da residência que quase foi atingida pelo incêndio, relatou aos bombeiros que estavam realizando a limpeza da propriedade, onde havia uma plantação de eucaliptos. Ainda segundo a moradora, o fogo estava se apagando, mas posteriormente se aproximava uma trovoada provocando muito vento que aumento as chamas, não havendo mais controle sem recursos de combate a incêndios. Aproximadamente 2 hectares de reflorestamento e vegetação, foram atingidas de duas propriedades.

As equipes de combate a incêndios da corporação de Presidente Getúlio, utilizaram técnicas de controle do incêndio com água e abafadores.

— A chuva que começou quando estávamos atuando, contribuiu para que o incêndio fosse extinguido rapidamente — relatou o Subcomandante Tafarel Barth, que também atuou na ocorrência.

Três viaturas, nove bombeiros e populares, atuaram no controle as chamas. Mais de 4 mil litros de água foram utilizados para os trabalhos dos bombeiros. Outra equipe estava sendo composta por bombeiros sobre aviso que estavam de prontidão para auxiliar na ocorrência, mas não houve necessidade e ficou em prontidão para outras emergências.

Ao término da ocorrência, outro incêndio em vegetação na localidade de Serra vencida, mobilizou uma equipe de combate a incêndios, sendo que no deslocamento da unidade, o solicitante acabou retornando a ligação para a central de emergências cancelando as equipes, pois a chuva acabou apagando as chamas.

Orientações dos Bombeiros Voluntários

Texto e fotos por:Alex de Lima

Os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio orientam a população para manter os terrenos limpos, fazer a capina e não deixar amontoados de folhas ou madeiras e nunca atear fogo para a limpeza.

Atenção também às bitucas de cigarro e fogueiras, tradicionais no período. Em locais próximos a residências, hospitais e fiação elétrica, os prejuízos à saúde e riscos de acidente aumentam. Ainda segundo a corporação, em situação de flagrante, quem ateia fogo em área de vegetação poderá responder por crime ambiental de acordo com o Artigo 250 do Código Penal, que diz, – Causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem. Pena: reclusão, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa.

Vale lembrar que as queimadas pioram a qualidade do ar, que já está seco neste período.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.