A notícia além do olhar técnico!

Idosos beneficiários do BPC são convocados para recadastramento em Rodeio

RODEIO – A Diretoria Municipal de Assistência Social informa que os idosos cadastrados no Benefício de Prestação Continuada BPC (conhecido com LOAS) devem comparecer no prédio da Gestão (Em frente a Praça dos Imigrantes) para fazer a revisão cadastral.

Por determinação do Decreto nº 8.805/2016, tornou-se obrigatória a inscrição de beneficiários e requerentes e de suas famílias no Cadastro Único para concessão e manutenção do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Neste ano, os idosos que são beneficiários do programa assistencial BPC estão sendo convocados para reavaliação do benefício e inscrição no CadÚnico. O recadastramento para os idosos começou no mês de janeiro e acontece até dezembro. Quem não fizer o a revisão cadastral terá o benefício cancelado. Pessoas com deficiência beneficiárias do BPC serão convocadas para o recadastramento também.

Para a revisão cadastral e para inserção no CadÚnico, o beneficiário precisa apresentar o CPF dos integrantes da Família.

Quem tem direito ao BPC

Pessoas com deficiência ou idosas, com 65 anos ou mais, incapacitadas para a vida independente e para o trabalho, que comprovem não possuir meios de suprir suas necessidades e de sua família têm o direito a receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Esse benefício assistencial do Sistema Único de Assistência Social (Suas) garante um salário mínimo, visando ofertar condições básicas para uma vida digna.

Para receber o benefício é preciso também ter renda familiar mensal de um quarto do salário mínimo vigente, por integrante da família, e não ser beneficiário de outros programas de complementação de renda, como pensões e outros benefícios.

A renda mensal familiar é a soma total da renda bruta no mês de todos aqueles que compõem a família, dividida pelo número de seus integrantes. Agora, o requerente deve está inscrito no Cadastro Único, com os dados atualizados. Famílias com crianças com microcefalia também podem ser incluídas nesse programa.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.