Banner Rodeio Saúde
Banner educação Rodeio
PlayPause
previous arrow
next arrow

Ibirama terá Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Por Judson Lima

gulamania
Banner educação Rodeio
PlayPause
previous arrow
next arrow

IBIRAMA – Com objetivo de financiar programas e ações voltadas aos idosos, principalmente em relação às políticas públicas que assegurem os direitos sociais e promovam autonomia e integração desse público na sociedade, o prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, sancionou na última sexta-feira, 26, a Lei nº 39/2021, que institui no município o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

O fundo poderá receber transferências e repasses do município, como também, da União e do Estado, por seus órgãos e entidades da administração direta e indireta, bem como de seus Fundos. Também, valores referentes a multas, conforme o que está previsto no Estatuto do Idoso e outras receitas estipuladas por lei.
De acordo com a secretária de Assistência Social e Habitação do município, Fabiani Tenfen Soberanski, uma das principais conquistas com a criação do Fundo, refere-se as doações feitas por pessoas físicas ou jurídicas deduzidas do Imposto Sobre a Renda, conforme a Lei Federal nº 2.213/2010. “Ibirama já é uma referência na gestão do Fundo da Infância e Adolescência, o FIA, onde as pessoas físicas ou jurídicas destinam parte do seu IR diretamente ao Fundo, os quais são aplicados no financiamento de projetos voltados ao bem-estar de crianças e adolescentes. Com a criação do Fundo do Idoso, disponibilizaremos mais uma alternativa para que o ibiramense possa contribuir com parte do seu IR diretamente para programas e ações em prol dos idosos de nossa cidade”, destacou.
Recurso é gerido com participação da sociedade
A sociedade, representada pelo Conselho Municipal do Idoso é deliberativa na gestão e aplicação dos recursos. O município, por parte da Secretaria de Assistência Social e Habitação, tem a responsabilidade de fazer a prestação de contas anual ao Conselho, como também, prestar informações quando solicitadas.
O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, explica que além de atender prerrogativas legais, a criação do Fundo impactará diretamente na melhor qualidade de vida dos idosos. “Ibirama possui um trabalho excelente voltado ao bem-estar dos idosos. Com este incremento de recursos, viabilizados pela criação do Fundo, o município, em parceria com a sociedade, poderá ampliar a oferta de atividades de lazer e cultura, como também, desenvolver políticas públicas que possam suprir as necessidades existentes”, finalizou.
Fonte:Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.