Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
banner agosto Indaial
banner agosto Indaial
PlayPause
previous arrow
next arrow

Ibirama integra 20ª Semana Nacional dos Museus

Por Judson Lima

BANNER CAMARA DE TIMBO JULHO
banner rodeio julho
BANNER SITE FESTA PER TUTTI 1200X200px
banner chutze
PlayPause
previous arrow
next arrow

IBIRAMA – A estudante, Sandrina Duarte, se apaixonou em sua primeira visita ao Museu Eduardo de Lima e Silva Hoerhann, de Ibirama. Portadora de deficiência visual, foi através do tato que ela pode conhecer um pouco da história dos imigrantes que buscaram Ibirama, a Terra da Fartura.

E para proporcionar estes momentos de viagem a nossa história, a Prefeitura de Ibirama, por meio do Departamento de Cultura e Museu Eduardo de Lima e Silva Hoerhann integram entre os dias 16 e 23 de maio a programação da 20ª Semana Nacional dos Museus, que este ano abordará o tema “O Poder dos Museus”.
Em Ibirama, a programação também será diferenciada, com início na quarta-feira, 18. Na oportunidade a equipe do Departamento de Cultura fará a visita guiada ao Cemitério dos Imigrantes de Neu Bremen e na Casa Histórica Hermann Schwarzrock. A visitação ocorrerá entre 9h e 11h.
Na quinta-feira, às 19h, o professor Dr., Carlos Bartel, docente do Instituto Federal Catarinense, ministrará a palesta com tema “Ressignificações Hereditárias em Ibirama”. A capacitação ocorrerá no Cinema Hansahoehe, no prédio da Associação Hansahoehe.
As palestras continuam na sexta-feira, 20, voltadas a história do Museu Municipal Eduardo de Lima e Silva Hoerhann. O legado deste desbravador ibiramense será abordado pelo professor Dr. da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rafael Hoerhann.
A programação se estende para segunda-feira, 23, com a realização do Cine-debate sobre o filme “Anauê – O integralismo e o Nazismo na região de Blumenau”, o qual também será ministrado no Cinema Hansahoehe.
De acordo com a diretora do Departamento de Cultura, Márcia Kayser, a visitação ao Museu Eduardo de Lima e Silva Hoerhann também terá horário diferenciado. “Na quinta e sexta-feira, as visitações podem ser feitas até às 22h, sendo que o museu permanecerá aberto também no sábado, entre 8h e 12h”, explicou. Márcia complementa que os participantes inscritos receberão certificado de 10 horas de participação.
As inscrições para as palestras e visitações guiadas devem ser feitas por meio dos telefones/Whatsapp (47) 99106-0213, ou (47) 3357-4442. A Semana Nacional dos Museus é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Instituto Brasileiro de Museus. Conta com o apoio do Instituto Natuhansa e Prefeitura de Ibirama.
Programação completa:
Quarta-feira – 18/5
9h às 11h
Visita guiada ao Cemitério dos Imigrantes de Neu Bremen e na Casa Histórica Hermann Schwarzrock
Local: Cemitério dos Imigrantes de Neu Bremen e na Casa Histórica Hermann Schwarzrock
Quinta-feira – 19/5
19h
Ressifignações Identitárias em Ibirama
Local: Cinema Hansahoehe
Sexta-feira 20/5
19h
O legado de Eduardo de Lima e Silva Hoerhann (UFSC)
Local: Cinema Hansahoehe
Segunda-feira 23/5
18h30min
Cine-debate: “Anauê – O integralismo e o Nazismo na região de Blumenau”
Local: Cinema Hansahoehe

 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Ibirama

você pode gostar também
BANNER SITE FESTA PER TUTTI 1200X200px
banner chutze
banner rodeio julho
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.