BENEDITO NOVO – O Herói Expedicionário Walter Paganelli de 101 anos , veterano da II Guerra Mundial que faleceu na madrugada desta quinta-feira (29), foi sepultado com honras militares no Cemitério Jardim da Saudade em Benedito Novo , a homenagem póstuma foi realizada pelo Exército Brasileiro através do 23º Batalhão de Infantaria, Batalhão Jacintho Machado de Bittencourt, o “Sentinela do Vale” de Blumenau , com presença de familiares, parentes, amigos , autoridades beneditenses e representante da Associação de Veteranos do 23º BI.

O Subtenente do 23º BI Charles Pasquali comandou a tropa de militares e as homenagens póstumas do herói Expedicionário. Pouco antes do sepultamento , aconteceu uma celebração na capela , onde foi relatado os fatos junto ao exército brasileiro e outras citações de familiares pela atuação de Paganelli como farmacêutico. O primeiro secretário da Associação de Veteranos do 23º BI, Sérgio Campregher fez leitura da história de vida de Walter Paganelli.

O 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau realizou homenagem póstuma ao Cabo FEB Paganelli que nasceu em 16 de setembro de 1921 em Indaial, na localidade de Warnow e residia em Benedito Novo-SC, foi entregue aos seus familiares uma Bandeira do Brasil, como forma de reconhecimento e agradecimento a sua inestimável colaboração à nossa Nação.
Abaixo histórico de Walter Paganelli

QUE SUA MEMÓRIA SEJA ETERNAMENTE ABENÇOADA
HISTÓRICO
Herói Expedicionário Walter Paganelli nasceu no dia 16 de setembro de 1921 em Indaial, na localidade de Warnow. Com 22 anos foi convocado e serviu como Soldado nº 474 da 3º Companhia do 32º Batalhão de Caçadores, atual 23º Batalhão de Infantaria, Blumenau-SC. Permaneceu por 1 ano e 7 meses. Mais tarde desembarcou em Caçapava-SP, no 6º Regimento de Infantaria como Cabo nº 341. Foi chamado para servir na Companhia de Serviço do Departamento BE (Batalhão Escola) da FEB, na Vila Militar, Rio de Janeiro-RJ. Embarcou para a guerra no Porto do Rio de Janeiro, no dia 23/11/1944, junto com o 4º Escalão, no navio americano de transporte de tropas o U.S.S. Gen. Montgomery Cunningham Meigs AP-116, lotado no 3° Escalão, composto por 5.239 homens e desembarcando 14 dias após no Porto de Nápoles, onde partiu rumo a Livorno, e de lá, para Staffoli, onde permaneceu até o fim da Segunda Guerra Mundial.

Em Staffoli encontra-se a capela Marginetta, construída em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes por soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB) entre 1944 e 1945, durante a campanha brasileira na Itália na Segunda Guerra Mundial. Cabo Paganelli exerceu a função de farmacêutico prático na Cruz Vermelha Brasileira. Retornou em Setembro de 1945. Em 08 de maio de 2021 – DIA DA VITÓRIA foi prestado homenagem na residência do Herói Expedicionário WALTER PAGANELLI. Na ocasião, com a presença do Herói Expedicionário Sr. José Bernardino Coelho houve o Toque do Silêncio em homenagem aos Expedicionários caídos em combate.

O Eterno lhe abençoou com a esposa Sra. Edeltraud Paganelli e três filhos: Marcos, Mathias e Magno. Herói Expedicionário WALTER PAGANELLI alcançou a idade de 101 anos, 03 meses e 13 dias.
DESCANSE EM PAZ!
SEUS FEITOS DE HONRA E GLÓRIA JAMAIS SERÃO ESQUECIDOS!
QUE SUA MEMÓRIA SEJA ETERNAMENTE ABENÇOADA.
Associação de Veteranos do 23º BI – G.O
1906 – Campregher 29.12.2022