A notícia além do olhar técnico!

Herói na Segunda Guerra, Leopoldo Tomelin recebe Honras Militares em Rodeio

Por Judson Lima

RODEIO – O herói da Segunda Guerra Mundial , Leopoldo Tomelin de 96 anos , que esteve no fronte de batalha em Montese e Monte Castelo com a Força Expedicionária Brasileira que lutou junto com os Estados Unidos para libertar a Itália da Alemanha Nazista, foi sepultado nesta quarta-feira (03) com Honras Militar no bairro Rodeio 50 em sua cidade natal de Rodeio.

Esposa de Leopoldo Tomelin dona Belandina Tomelin recebeu a Bandeira Nacional

O ex combatente morreu de causas naturais na última terça-fera (02) no Hospital Santa Isabel onde estava internado. Devoto de Nossa Senhora Aparecida, Leopoldo Tomelin embarcou em 22 de setembro de 1944 com outros 5.074 homens para a Itália, era o último nativo rodeense, dos 15 jovens que serviram a pátria que ainda estava vivo.

O Exército Brasileiro através do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau fez as honras militares , com a Guarda Fúnebre levando o ataúde de Tomelin, acompanhado por familiares e a esposa Belandina Tomelin de 93 anos, com quem ficou casado por 70 anos teve cinco filhos.

Após o fechamento , o caixão foi coberto com a Bandeira Nacional, que posteriormente foi entregue por um oficial, antes da inumação, a esposa Belandina.

No momento da descida do corpo à sepultura, a corneta deu o toque de silêncio. Mas com toda certeza Leopoldo Tomelin ficará na história, juntamente com tantos outros jovens que estiveram no fronte e deram suas vidas para a conquista da paz.

Abaixo vídeo reportagem com depoimento de Tomelin:

 

 

você pode gostar também
1 comentário
  1. Perillo Lopes Diz

    Muito merecida a homenagem. Um herói que devia ter sido homenageado todos os dias. Privilégio dessa família ter um herói para ostentar ao mundo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.