BLUMENAU – A Prefeitura de Blumenau assinou nesta semana um acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) para o compartilhamento do sistema de videomonitoramento instalado na cidade. A partir de agora, as partes dividem as despesas destinadas ao custeio do programa implantado pelo Governo do Estado.
O documento permite que o Seterb faça a visualização das imagens geradas pelos equipamentos, possibilitando também a recuperação das cenas gravadas. O trabalho deve ajudar no gerenciamento do tráfego, identificação de causas de acidentes e ainda na fiscalização por meio das câmeras, que deve ser retomada no mês de fevereiro de 2019.
Ao todo, Blumenau conta com 90 câmeras distribuídas nas principais vias. O monitoramento das imagens é feito pela Polícia Militar, que verifica situações de segurança pública, e pela Guarda Municipal de Trânsito, que observa eventuais ocorrências e congestionamentos, facilitando a atuação dos agentes. O acordo assinado nessa semana tem vigência de cinco anos.
