Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Governo do Estado institui Invest SC para atrair investimentos e novos negócios em Santa Catarina

Por Judson Lima

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

SANTA CATARINA – O governador Carlos Moisés da Silva assinou na tarde desta segunda-feira, 8, decreto que institui o Programa para Atração de Investimentos e Incentivos a Novos Negócios para o Estado de Santa Catarina (Invest SC). Com a medida, o Governo do Estado pretende atrair novos investimentos para o território catarinense além de auxiliar o investidor em potenciais projetos de novos negócios. O recém-empossado secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Luciano Buligon, o subchefe da Casa Civil, Juliano Chiodelli, e o secretário executivo de Meio Ambiente, Celso Albuquerque, também assinaram o decreto.

“A criação desse grupo de trabalho com representantes dos setores público e privado vai atrair investidores e criar ainda mais oportunidades para os catarinenses. Nosso objetivo é que Santa Catarina cresça ainda mais do que já vem crescendo e gerar mais desenvolvimento para o nosso Estado”, afirmou o governador Carlos Moisés.

O principal objetivo do Invest SC será propor atividades que incentivem a atração de negócios nas regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Estado, além de identificar fontes de financiamento para investimentos e setores ou investidores potenciais para essas regiões. O programa também terá a atribuição de auxiliar na criação e manutenção de mecanismos que disponibilizem ao investidor informações sobre setores e negócios estratégicos no Estado, assistir o investidor na análise de viabilidade, na decisão de investir, estabelecer e manter negócios, facilitar os investimentos mediante a concentração de serviços em um só lugar, além de acompanhar as etapas de concretização dos negócios.

“Assumimos com muito otimismo esse novo desafio. Nosso objetivo é manter tudo o que foi conquistado até aqui, como é o caso do Programa Invest SC, e ampliar o diálogo entre o setor público e privado. Santa Catarina já tem apresentado números incríveis na economia, mas temos a oportunidade de avançar ainda mais, com a atração de novos investimentos e a preparação do momento de pós-pandemia”, afirmou o recém-empossado secretário do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Buligon.

O grupo ainda acompanhará tanto as etapas de concretização dos negócios quanto a instalação das empresas e irá sugerir a execução de missões comerciais, feiras, roadshows e encontros de negócios.

Para operacionalizar o Invest SC, o decreto cria um núcleo interinstitucional, presidido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável e com membros da Secretaria de Estado da Fazenda, Secretaria Executiva do Meio Ambiente, Secretaria de Estado da Administração, Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais, SCPAR e da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). O grupo terá como atribuições acompanhar os trabalhos desenvolvidos, propor políticas gerais para o desenvolvimento econômico regional, mediante ações que atraiam e facilitem investidores, nacionais e estrangeiros, e os informem sobre as possibilidades oferecidas pelo Estado, além de propor diretrizes para atração de investimentos e incentivos a novos negócios para o Estado.

Também participaram do ato de assinatura do decreto o presidente da Fiesc, Mario Aguiar, o secretário da Fazenda, Paulo Eli, e a secretária executiva de Assuntos Internacionais, Daniella Abreu.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.