Governo do Estado e Fecam fortalecem laços para atender pauta municipalista

O evento de eleição e posse foi realizado durante assembleia geral na sede da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc)

SANTA CATARINA – A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) realizou eleição e posse da nova diretoria nesta quinta-feira, 30, em Florianópolis. Representando o governador Carlos Moisés no evento, o chefe da Casa Civil, Douglas Borba, parabenizou o prefeito de Caçador, Saulo Sperotto, que assumiu a presidência na entidade. Ele substitui o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli.

Segundo Borba, a Fecam teve um papel fundamental em 2019 para o Governo do Estado no enfrentamento de desafios encontrados nas mais variadas áreas. “Tivemos um ano difícil, com um começo de governo com 51% de comprometimento com folha de pagamento, uma dívida superior a R$ 700 milhões da Saúde e inúmeras estradas em situação ruim ou péssima. O estado precisou se reinventar e ser criativo na solução dos problemas”, afirmou. O secretário explicou que o Governo e a Fecam estão fortalecendo cada vez mais os laços e, juntos, criando um novo cenário em Santa Catarina, tendo os municípios como prioridade.

O chefe da Casa Civil ainda relembrou que a pauta municipalista, tão defendida pela federação, foi encampada pela gestão do governador Moisés. Entre os exemplos ligados diretamente à Casa Civil, estão a criação da Central de Atendimento aos Municípios (CAM) e a iniciativa de levar o Governo para dentro das associações municipais com os Núcleos de Gestão de Convênios (NGC), que atuam por todo o estado.

Borba também citou o Projeto Recuperar, que prevê a manutenção das rodovias estaduais por meio de convênios com consórcios interfederativos. “A iniciativa foi elaborada a muitas mãos, entre Governo, Fecam e prefeituras. Esse novo modelo mantém a responsabilidade do Estado pela rodovia, mas dá poder de decisão ao município, que escolhe onde aplicar os recursos estaduais”, finalizou.

O evento de eleição e posse foi realizado durante assembleia geral na sede da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Esta é a segunda vez que Sperotto assume o comando da instituição, que já havia conduzido os trabalhos em 2010. O período de gestão é de um ano.

Durante a reunião, também foi apresentado o balanço anual da entidade e informações de ordem financeira da instituição, relatório de auditoria periódica anual e parecer sobre o balanço e contas do exercício 2019, além da apreciação do plano de trabalho para 2020. A assembleia ainda contou ainda com o lançamento da campanha da Fecam de combate à violência contra as mulheres.

Quem assume a entidade

Conselho Executivo
Presidente: Saulo Sperotto (PSDB) – Caçador (Amarp)
1º Vice-presidente: Orildo Antônio Severgnini (MDB) – Major Vieira (Amplanorte)
2º Vice-presidente: Paulo Roberto Weiss (PT) – Rodeio (Ammvi)
3º Vice-presidente: Catia Tessmann Reichert (PSD) – Alto Bela Vista (Amauc)
1ª Secretária: Sisi Blind (PP) – São Cristóvão do Sul (Amurc)
2º Secretário: João Carlos Gottardi (PSD) – Corupá (Amvali)

Conselho Fiscal – Titulares
Celso Rogério Alves Ribeiro (PP) – Correia Pinto (Amures)
Gian Francesco Voltolini (PP) – Nova Trento (Granfpolis)
Hélio Roberto Cesa (MDB) – Siderópolis (Amrec)
Joel Longen (PSD) – Petrolândia (Amavi)
Moisés Diersmann (PSL) – Luzerna (Ammoc)
Paulo Henrique Dalago Muller (DEM) – Bombinhas (Amfri)
Rafael Caleffi (MDB) – São Lourenço do Oeste (Amnoroeste)

Conselho Fiscal – Suplentes
Ademil Antônio da Rosa (PSD) – Brunópolis (Amplasc)
Clésio Bardini Debiasi (PP) – Treze de Maio (Amurel)
Henrique Matos Maciel (PSD) – Praia Grande (Amesc)
Jairo Rivelino Ebeling (MDB) – Cunha Porã (Amerios)
Lírio Dagort (PSD) – Xaxim (Amai)
Luiz Clóvis Dal Piva (PSD) – Guatambu (Amosc)
Renato Paulata (PT) – Tunápolis (Ameosc)
Udo Döhler (MDB) – Joinville (Amunesc)

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.