A notícia além do olhar técnico!

Governador sanciona lei que torna Rodeio a Capital Catarinense dos Trentinos

Conhecida como o "Vale dos Trentinos", Rodeio agora é reconhecida como "A Capital Catarinense dos Trentinos", uma merecida homenagem aos desbravadores da nossa cidade.

RODEIO – Agora é Lei, o governador Carlos Moisés sancionou a lei que reconhece Rodeio como a capital Catarinense dos Trentinos. Protocolado pelo deputado Ivan Naatz (PL), o projeto de lei 17.794, foi aprovado em plenário na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) no dia 06 de novembro de 2019 e sancionado pelo Governador Carlos Moises da Silva (PSL) no dia 19 de Novembro de 2019.

Conhecida como o “Vale dos Trentinos”, Rodeio agora é reconhecida como “A Capital Catarinense dos Trentinos”, uma merecida homenagem aos desbravadores da nossa cidade.

Foto: Reprodução

Um pouco da História de Rodeio

Rodeio foi fundado por imigrantes italianos vindos do Tirol Trentino, Norte da Itália, no ano de 1875, época em que o Tirol Meridional ainda pertencia ao Império Austro-Húngaro. Inicialmente vieram 114 famílias distribuídas em 3 turmas: a primeira, composta de 20 famílias, partiu em maio de 1875, aportando aqui no dia 15 de agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora. A segunda turma, composta de 34 famílias, chegou no dia 15 de setembro, dia da Nossa Senhora das Dores. A terceira, com 60 famílias, partiu em 28 de agosto e chegou em 28 de outubro.

Os grupos partiram de Trento em viagem de trem. Depois seguiam por via marítima em navios até aportar no Rio de Janeiro. Em seguida aportavam em Itajaí para serem conduzidos até Blumenau, em carroças. De Blumenau eram conduzidos a pé, até Timbó, a fim de escolherem seus lotes de terra em meio à floresta virgem.

As primeiras famílias vieram de Trento, Rovereto, Pèrgine, Fornace, Civezzano, Lèvico e Vìgolo Vattaro.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.