UNIMED---50-anos
Banner Indaial
Banner Rodeio Saúde
Banner Educação Rodeio
PlayPause
previous arrow
next arrow

Gerências de Saúde participam de reunião regional da Saúde da Mulher

gulamania
Banner Rodeio Saúde
PlayPause
previous arrow
next arrow

GERAL – A Secretaria Estadual de Saúde (SES) e as Gerências Regionais de Saúde (Gersas) das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) de Blumenau, Brusque e Timbó, promoveram nesta terça-feira, 24, na cidade de Blumenau, a reunião da Saúde da Mulher da regional do Médio Vale do Itajaí.

Participaram da reunião médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e técnicos, das cidades de Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros e Timbó, que atuam na Atenção Básica dos municípios, nas Secretarias de Vigilância Epidemiológica e também nos hospitais da região.

coordenadora de Fortalecimento da Atenção Básica do Vale e Foz do Rio Itajaí, Cássia Magagnin Roczanski, o gerente regional de Saúde da ADR de Blumenau, Erenizio Welter e a representante da Gersa da ADR de Timbó, Alexandra Guidarini Stortti, também estiveram presentes.

Durante o evento, foi apresentado sobre o Grupo Condutor da Rede Cegonha do Médio Vale do Itajaí, que realiza eventos com o intuído de fortalecer o pré-natal na Atenção Básica, promove visitas nos hospitais da região, entre outras ações.

A programação também contou com a palestra da médica Maria Simone Pan, coordenadora estadual da Saúde da Mulher da SES, que abordou sobre a situação da Sífilis congênita em Santa Catarina e na região do Médio Vale do Itajaí. “O fortalecimento da Atenção Básica é essencial contra esta epidemia de Sífilis no Estado”, disse. Outros assuntos abordados foram câncer de mama, câncer de colo do útero e seus rescpetivos protocolos de rastreamento.

Durante os debates, os profissionais da Saúde tiveram participação efetiva, podendo esclarecer dúvidas e relatando a realidade de cada município.

Saúde da Mulher

As ações da Atenção à Saúde da Mulher são direcionadas à população feminina acima de 10 anos de idade e tem como objetivos:

 –  Promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres mediante a garantia dos direitos legalmente constituídos e ampliação do acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde;
–  Contribuir para a redução da morbidade e mortalidade feminina, especialmente por causas evitáveis, em todos os ciclos de vida e nos diversos  grupos populacionais, sem discriminação de qualquer espécie;
–  Ampliar, qualificar e humanizar a atenção integral à saúde da mulher no Sistema Único da Saúde.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.