INDAIAL – Nos dias 16, 17 e 18 de agosto, aproximadamente 75 profissionais das Unidades de Educação Infantil da rede municipal de ensino participaram de uma formação relacionada aos procedimentos para o combate a incêndios. Os encontros aconteceram na sede do Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial, os quais também foram responsáveis por ministrar os treinamentos com o objetivo de preparar os profissionais a agirem de maneira adequada em eventuais situações de emergência nos espaços educacionais.

Durante as formações os educadores receberam orientações quanto às técnicas para se evitar um incêndio e aprenderam, na prática, a manusear extintores, bem como mangueiras utilizadas por bombeiros no combate ao fogo. Assim, os profissionais foram capacitados para que saibam como proceder diante de diferentes tipos de incêndio.
Em março desse ano, os educadores já participaram de outra formação com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial, ocasião em que os participantes aprenderam métodos relacionados aos primeiros socorros, como técnicas para enfaixar partes do corpo, reanimar uma pessoa e efetuar a manobra de Heimlich, principal procedimento utilizado em casos de asfixia, seja por um pedaço de comida ou qualquer objeto.
“Essas formações são fundamentais para garantirmos a segurança de adultos e crianças em circunstâncias que exigem organização e o devido preparo. Assim, os profissionais aprendem a atuar de forma segura e eficaz ao se depararem com cenários de risco, como um eventual incêndio. Com técnicas apropriadas, podemos evitar danos à saúde das pessoas e salvar vidas”, ressalta o secretário de Educação, Márcio Selhorst.