Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Exposição fotográfica revisita a história de Gaspar

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
banner rio dos cedros
PlayPause
previous arrow
next arrow

GASPAR – Abre na próxima segunda-feira (28), a partir das 20h, no Norte Shopping, em Blumenau, a exposição fotográfica “Gaspar na Agenda do Dia”, organizada pelo Jornal Metas, bissemanal com sede em Gaspar.

Em 20 painéis fotográficos, a mostra traz um resumo dos dez anos da agenda Jornal Metas, sendo oito deles dedicados a recontar fatos da história de Gaspar, além de abordar temas mais atuais como a fauna, flora e os atrativos turísticos do Vale do Itajaí.

Diretor do Jornal Metas, José Roberto Deschamps, explica que a proposta, a partir da agenda 2012, foi sempre abordar uma temática. “Uma agenda serve para a pessoa organizar seus compromissos pessoais e profissionais, registrar nomes, datas, horários, endereços, mas decidimos que uma agenda pode ser mais do que isso. Ela pode, por exemplo, contribuir para a preservação e o resgate da nossa história”.

Foi assim que Gaspar, a “Cidade Coração do Vale”, como é conhecida, virou o principal tema das agendas do Jornal Metas. Nas últimas oito edições, a história da cidade foi revisitada várias vezes: a colonização; as primeiras famílias, as pessoas que dão nome às ruas; o desenvolvimento da educação e a formação religiosa do povo. Tudo ilustrado com imagens, algumas captadas há mais de 100 anos e que passaram pelo processo de restauração digital a partir da técnica conhecida como retro fotografia. Os textos são do jornalista e editor cgefe do JM, Alexandre Melo.

Boa parte deste rico acervo de imagens e informações pertence ao Arquivo Histórico de Gaspar, trabalho de levantamento realizado pela pesquisadora gasparense Leda Maria Baptista nos últimos 25 anos.

FOTOS: ALEXANDRE MELO/JORNAL METAS

RESUMO

O que? Exposição Fotográfica “Gaspar na Agenda do Dia”
Quando? 29 de abril a 19 de maio
Local: Espaço Norte Mais / Norte Shopping Blumenau
Horário de visitação: Das 10 às 22 horas
Entrada: gratuita

você pode gostar também
bannerio
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.