INDAIAL – O Partido dos Trabalhadores (PT) de Indaial elegeu sua nova diretoria municipal neste domingo (6), durante o Processo Eleitoral Democrático (PED) realizado na Câmara de Vereadores. O ex-prefeito Olímpio José Tomio foi escolhido como presidente, liderando uma chapa única que busca fortalecer o partido no município após as eleições de 2024, e já mira eleição estadual de 2026.
A composição da Executiva Municipal conta com nomes conhecidos na política indaialense, incluindo Jorge Luiz Prim (vice-presidente), Fabiano Menell (secretário de Organização), Silvia Betina Wamser Lindner (Finanças), Jeser Alexsandro Batista (Comunicação), Andrea Machado (Formação) e Jair Varela Chagas (Movimentos Populares).

Tomio destaca união e reorganização do PT
Em seu discurso após a eleição, Tomio agradeceu o empenho dos militantes e reforçou o compromisso com a reconstrução partidária. “Em nome da Secretaria de Organização do PT, expresso nosso sincero agradecimento a todas as companheiras e companheiros que, com dedicação e compromisso, contribuíram para o desenvolvimento e fortalecimento deste PED. O empenho de cada um foi fundamental para o êxito desse importante processo democrático”, afirmou.
A eleição contou com a presença de lideranças regionais, como o vereador Jean Volpato, eleito também neste domingo como presidente do PT de Blumenau, que prestigiou o evento em apoio à reorganização do partido em Indaial.
PT sai fortalecido, diz Jeser Batista

Jeser Batista, ex-candidato à prefeitura em 2024 e agora secretário de Comunicação do diretório, destacou que o partido encerra o processo mais unido. “O PT sai fortalecido deste PED, com uma base sólida e comprometida com as lutas populares. Estamos preparados para os próximos desafios”, afirmou.
O evento seguiu o calendário nacional do PT, que realizou eleições internas em todo o país para renovar suas lideranças. A nova diretoria assume em um momento de rearticulação da legenda, que busca ampliar sua atuação em Indaial após os resultados do último pleito municipal.
O PT de Indaial deve iniciar uma série de reuniões e encontros para definir estratégias de atuação política e mobilização social nos próximos meses. A expectativa é que o partido fortaleça sua presença no debate público municipal, especialmente em temas como desenvolvimento social, geração de emprego e políticas públicas para a região.
Texto: jornalista Judson Lima