INDAIAL – Nesta sexta-feira (02), a cidade de Indaial testemunhou um momento histórico com a posse do vereador Jonas Lima (PSD) como prefeito interino. A ocasião marca o período de férias do prefeito André Moser, tornando Lima responsável pelo comando do executivo municipal pelos próximos 15 dias.
Jonas tem um histórico de lutas e conquistas, passando por várias fases desde a infância e juventude árdua e sofrida com dificuldades , até orgulhosamente fazer parte dos quadros dos garis da cidade de Indaial, passando por ajudante de ordem, vereador mais votado da historia da cidade indaialense, presidente da Câmara , e hoje prefeito.
A transição de poder aconteceu em uma cerimônia discreta na sede da prefeitura, onde o vereador Lima recebeu oficialmente as atribuições do cargo de prefeito interino. Com isso, ele assume temporariamente a responsabilidade de conduzir os rumos da cidade, zelando pelo bem-estar e pelos interesses da população durante a ausência do prefeito titular.
Para Jonas Lima, essa oportunidade representa não apenas um desafio, mas também um compromisso com os cidadãos de Indaial. Ele enfatizou a importância de dar continuidade aos projetos em andamento e de manter a eficiência dos serviços públicos durante sua gestão interina, anunciando que vai atender exclusivamente a população em horário diferenciado das 13h as 21h, recebendo demandas do cidadão.
Enquanto isso, o prefeito André Moser aproveitará o período de descanso para recarregar as energias e retornar ainda mais engajado em seu compromisso com o desenvolvimento do município.
De ex-Gari a vereador mais votado da cidade
Jonas Luiz de Lima de 50 anos , nasceu em 27 de setembro de 1972, em Ibirama, de família humilde, desde cedo trabalhou para contribuir com na renda familiar, na adolescência mudou para Indaial em busca de novos desafios. Jonas é graduado em gestão ambiental e servidor efetivo de Indaial desde 2003. Ele atuou como diretor de saneamento e assessor técnico na gestão compartilhada entre o município e a Casan.

O agora presidente eleito da Câmara ingressou através de concurso público como auxiliar de obras públicas, atuou como gari e fez também serviços de jardinagem.
Em 2008, disputou sua primeira eleição , obtendo 307 votos ficando como suplente. Em 2012 concorreu novamente ao pleito obtendo 986, mais uma vez conquistando suplência parlamentar.
Já em 2016, disputando sua terceira eleição, agora pelo PSDB , Jonas Lima conquistou feito histórico , ele conseguiu 1.876 votos , sendo até hoje o vereador mais votado na história de Indaial. No pleito de 2020, foi novamente eleito e chegou a vice-presidencia da Câmara.
O gari, que hoje se tornou presidente da Câmara , e hoje foi empossado como prefeito interino pelos próximos 15 dias se emocionou pela receptividade no ato de posse.
Texto: jornalista Judson Lima