IMG-20210628-WA0344
UNIMED---50-anos
Banner Indaial
1200 x 100 (3)
PlayPause
previous arrow
next arrow

Estrutura da Defesa Civil de Blumenau é referência para cidades da região

Cidades de Timbó e de Rio do Sul conheceram além da estrutura, protocolo municipal para o trabalho de enfrentamento a desastres, prevenção e mitigação.

gulamania
1200 x 100 (2)
PlayPause
previous arrow
next arrow

BLUMENAU-Ao longo desta semana a Defesa Civil de Blumenau está recebendo algumas visitas técnicas de cidades da região. Na última segunda-feira, dia 19, uma comitiva de Rio do Sul esteve na cidade, enquanto que nesta quinta, dia 22, foi a vez de uma equipe de Timbó conhecer a estrutura local.

Além de apresentar a sede de Blumenau, o secretário de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina, expôs um pouco da realidade da cidade, considerando os aspectos geológicos, os mapas de riscos, o monitoramento do rio, o plano de contingência e o próprio suporte que o AlertaBlu fornece para Blumenau, norteando as ações em situações de desastres.

“Hoje o município está muito bem servido com as diretorias de geologia, operações e de meteorologia, que juntas nos ampliam a condição para monitoramento e prevenção a situações de risco. Os nossos próprios protocolos de segurança são bem delineados e acabam servindo como modelo aos municípios vizinhos”, afirma.

Ainda segundo Menestrina, é salutar que os municípios catarinenses troquem experiências das suas respectivas realidades, afinal de contas, várias das cidades do Estado são suscetíveis a catástrofes naturais, seja por motivo de inundações, deslizamentos de terras ou ciclones.

De acordo com o Tenente Coronel Renato Abreu da Defesa Civil de Rio do Sul, a visita a Blumenau é gratificante e proveitosa, pela oportunidade de conhecer uma estrutura robusta e organizada. “A Defesa Civil de Blumenau detém uma grande capacidade para prevenção, mitigação e resposta e por tudo isso acaba servindo de exemplo para as cidades da região”, avalia.

Da mesma forma, o coordenador de Defesa Civil de Timbó, Fabio Melere, acredita que Blumenau é uma referência não apenas para a AMMVI, mas para o Brasil. “Uma estrutura impar, que consegue abordar várias áreas relacionadas a Defesa Civil, e desenvolver projetos com a comunidade que servem de modelo para nossa cidade. Claro que temos que levar em consideração a envergadura de nosso município, mas vários projetos elaborados dentro de Blumenau podem ser adaptados à realidade de Timbó”, salienta.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.