INDAIAL – A Escola Básica Municipal Encano Central, de Indaial (SC), foi uma das seis instituições selecionadas para integrar o documentário “Entre o inédito e o viável: práticas da escola em tempo integral na Região Sul”, produzido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O lançamento oficial do filme ocorreu nesta terça-feira (28), e o material já está disponível no canal @uffseducacaointegral no YouTube.

A produção é uma iniciativa do Programa de Formação Continuada para Profissionais da Educação Básica na perspectiva da Educação Integral, que busca registrar práticas pedagógicas inovadoras, ações de gestão e os impactos da educação integral no desenvolvimento humano. O projeto enfatiza a conexão entre escola, território e comunidade, destacando experiências que contribuem para uma educação pública de qualidade.

Em janeiro de 2025, a UFFS abriu um edital para mapear experiências em Educação Integral nos três estados do Sul do Brasil. Foram inscritas mais de 40 iniciativas, das quais apenas seis foram escolhidas para compor o documentário – entre elas, a Escola Encano Central, referência em Indaial.
O diretor da escola, Vitor Arthur Dietrich, ressaltou que o sucesso do projeto de Educação Integral no educandário se deve ao diálogo constante com a comunidade. “Nosso trabalho é construído coletivamente, com a participação ativa de alunos, famílias e professores. Essa integração é essencial para o desenvolvimento dos estudantes em todas as dimensões”, afirmou.
O secretário de Educação de Indaial, Manoel Boaventura, destacou o engajamento da equipe escolar: “O nível de integração entre docentes e gestores mostra que a escola é um projeto prioritário na vida deles. Eles estão ali porque acreditam, não é apenas uma profissão, mas uma missão feita com encantamento.”
Já o prefeito Silvio César enfatizou o histórico de envolvimento da comunidade com a instituição: “A Escola Encano Central tem uma capilaridade muito forte no território. É uma relação que vai além do expediente, com famílias que se voluntariam e colaboram ativamente. Esse comprometimento é fundamental para o sucesso da educação integral.”
O documentário apresenta as práticas pedagógicas das escolas selecionadas, mostrando como a educação em tempo integral pode transformar realidades. A produção servirá como material de formação e inspiração para educadores de todo o país.
Texto: jornalista Judson Lima
