Equipe dos museus participa de curso contra incêndio em Blumenau

Colaboradores da Secretaria Municipal de Cultura receberam noções de primeiros socorros com a realização de um simulado de sinistro.

BLUMENAU – A equipe que atua nos museus históricos mantidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau (SMC) participou, nesta segunda-feira, dia 19 de abril, do curso de Brigadista Voluntário. Com carga horária de quatro horas, as aulas foram divididas em duas partes. A parte teórica abordou a temática de primeiros socorros e como agir em caso de incêndio. Na parte prática, a equipe participou do simulado de incêndio.

Os colaboradores também participaram do treinamento de manuseio do sistema detecção de fumaça instalado recentemente. Estas ações foram realizadas por intermédio do projeto “Museu de Hábitos e Costumes: proteger para o futuro”, proposto pela Associação dos Amigos dos Museus Históricos (AAMHFCB) e contemplado no Edital Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo a Cultura 2020. “Além dessas atividades, ainda será promovida uma conversa online sobre a segurança dos espaços culturais de forma gratuita, sendo a data ainda a confirmar”, disse a presidente da AAMHFCB, Iara Stiehler.

O secretário municipal de Cultura, Rodrigo Ramos, salienta a importância destas atualizações, pois a equipe trabalha diretamente com o cuidado e o manuseio dos bens culturais e históricos da cidade. Ressalta também que está sendo providenciada a troca de todo o sistema preventivo de incêndio dos espaços museológicos que fazem parte do complexo da Secretaria Municipal de Cultura, garantindo segurança e conservação do patrimônio histórico mantido pela Prefeitura de Blumenau.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.