UNIMED---50-anos
Banner Indaial
Banner Rodeio Saúde
Banner Educação Rodeio
PlayPause
previous arrow
next arrow

Entra em vigor nova regra para transporte de carcaças de javali em SC

Por Judson Lima

gulamania
Banner Rodeio Saúde
PlayPause
previous arrow
next arrow

SANTA CATARINA – Entra em vigor nesta sexta-feira, 2 de julho, a Portaria SAR 37/2021, que regulamenta o transporte de carcaças de javalis em Santa Catarina e estabelece como uma das condições obrigatórias a coleta de uma amostra sanguínea de cada carcaça de animal transportada. Os agentes de manejo populacional (AMPs) receberão material para realizar a coleta e devem preencher um formulário relativo à amostra, que será entregue à Cidasc para fins de monitoramento e controle sanitário.

O link com o formulário de colheita, que deve ser preenchido pelos AMPs antes da entrega do material coletado, já está disponível na internet. O link de acesso rápido está no site da Cidasc, na página inicial, no lado direito da página.

Apenas agentes  devidamente treinados pela Cidasc e autorizados pelo IBAMA ou Polícia Militar Ambiental podem fazer esse controle dos javalis. Se desejarem transportar a carcaça,  devem colher a amostra sanguínea, portar a Autorização de Trânsito, identificar com lacres oficiais a carcaça, bem como observar os demais procedimentos quanto ao transporte, previstos na legislação.

Além de disponibilizar o link para acesso rápido ao Formulário Eletrônico de Amostra, a Cidasc elaborou um guia  para aos agentes de manejo, que pode ser impresso ou baixado no celular. Ele traz um fluxograma  completo de todo o processo,  imagens de lesões de doenças de notificação obrigatória e um passo a passo de como acessar o formulário.  Estas facilidades, associadas ao treinamento, tornam o processo mais seguro e criterioso, sem comprometer o status sanitário, tão importante para a produção e exportação de suínos.

Essa é uma grande parceria, com fins de monitoramento e controle sanitário, entre diversos órgãos públicos, como Embrapa, Ibama, Cidasc, Polícia Militar Ambiental e a sociedade civil, na figura de agentes de manejo treinados para este fim.

Baixe aqui: Guia CESUI: Orientações para agentes de manejo populacional

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.