Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Entenda a diferença entre quarentena e isolamento social

Por Paula Santos - Redação Minha Vida

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

BRASIL – Com a pandemia do novo coronavírus, debates sobre a necessidade de permanecer dentro de casa ficaram mais frequentes entre as pessoas. Artistas de diversos países têm usado as redes sociais para conscientizar a população sobre a importância de não irem às ruas.

Neste contexto, palavras como quarentena e isolamento se tornaram populares, sendo utilizadas com frequência em telejornais, por governantes e empresas. Mas o que elas realmente significam? Entenda a diferença entre essas duas formas de prevenção:

O que é quarentena

Através de uma nota divulgada pelo site do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde, explicou que a quarentena é uma medida restritiva para o trânsito de pessoas, que busca diminuir a velocidade de transmissão do coronavírus.

No geral, a quarentena pode durar 40 dias, podendo ter seu prazo estendido, caso haja necessidade. Locais como restaurantes e bares podem ser fechados durante esse período, evitando a aglomeração de pessoas.

Isolamento: o que significa?

Diferente da quarentena, o isolamento social não é uma medida do governo. Sua ação é voluntária e, geralmente, é feita por um paciente infectado ou por alguém com suspeita de infecção pela doença COVID-19.

O objetivo do isolamento também é a prevenção da propagação do vírus. Normalmente, uma pessoa fica isolada em ambiente domiciliar por um período de 14 dias, tempo que leva para o novo coronavírus se manifestar no corpo.

Dependendo da evolução dos sintomas ou resultados laboratoriais, o período de isolamento pode ser estendido ou encurtado pelos médicos.

Além da quarentena e do isolamento, algumas ações previstas em lei são a restrição de entrada e saída do país por rodovias, portos e aeroportos, e a realização de exames médicos e laboratoriais, vacinação e tratamentos específicos.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.