A notícia além do olhar técnico!

Encontro entre Prefeitura e imigrantes haitianos reúne 250 pessoas

BLUMENAU – A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), realizou na manhã de sexta-feira, dia 23, um encontro intercultural com a Associação Brahaitianos Unidos (ABHU), compostas por imigrantes haitianos. O evento, que ocorreu na Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), reuniu 250 pessoas e contou com a presença do prefeito Napoleão Bernardes.

A reunião teve como objetivo preparar as equipes da rede pública e promover um intercâmbio de informações para aprimorar o atendimento oferecido aos haitianos. A Receita Federal estima que haja cerca de 500 imigrantes provenientes do Haiti morando em Blumenau.

Em sua fala, o prefeito Napoleão Bernardes parabenizou a organização do evento por oportunizar a troca de conhecimentos. “Este encontro representa a união de ricas culturas. Blumenau é formada por pessoas que vieram de longe para aqui desenvolver seu trabalho e sua família”.

O vice-presidente da ABHU, Adelson Augustin, afirmou que a participação ficou acima das expectativas. “Atingimos nosso objetivo de apresentar o Haiti ao Brasil e vice-versa. Conseguimos passar as informações que esperávamos. Esta foi uma semente que plantamos e que agora vamos esperar os frutos”.

A ABHU é uma associação sem fins lucrativos que apoia e integra os imigrantes haitianos que vivem em Blumenau, assim como promove o intercâmbio de culturas, oportunidades de estudos e emprego. A Associação possui sede desde julho de 2015 e conta com 80 haitianos registrados, mas já atendeu cerca de 200 pessoas com aulas de português e orientações.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.