Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
banner agosto Indaial
banner agosto Indaial
PlayPause
previous arrow
next arrow

Encontrado morto Leão-marinho de 254 quilos em SC

Por Judson Lima

BANNER CAMARA DE TIMBO JULHO
banner rodeio julho
BANNER SITE FESTA PER TUTTI 1200X200px
banner chutze
PlayPause
previous arrow
next arrow

SANTA CATARINA – Um leão-marinho-do-Sul (Otaria flavescens) de 254 quilos e 2,37 metros de cumprimento foi encontrado morto na Praia do Campeche, em Florianópolis, na manhã desta terça-feira (02), informou Associação R3 Animal.

O Leão-Marinho foi localizado durante a execução diária do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O animal, um macho adulto, estava em avançado estágio de decomposição.

Foto: R3 Animal

O animal foi trazido ao Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal), onde passará por necropsia.

O exame necroscópico do pinípede será realizado nesta quarta-feira.

A R3 Animal agradeceu ao André e ao Batista da Intendência da Prefeitura de Florianópolis no Campeche, que forneceu uma retroescavadeira para nos auxiliar a retirar o animal da praia.

Este é o terceiro leão-marinho encontrado morto este ano nas praias da Ilha de Santa Catarina. Em junho, um animal da espécie foi resgatado bastante debilitado na Praia do Campeche, mas morreu no dia seguinte.

Sobre a espécie

Desde 2019, a R3 Animal monitora um grupo de leões-marinhos que utiliza um costão rochoso na Ilha de Santa Catarina como descanso. Entretanto, durante o outono/inverno, animais dessa espécie podem ser avistados em nossa região. Eles saem de colônias reprodutivas no Uruguai e Argentina e chegam em nossas praias em busca de alimento e descanso.

Vivem entre 18 e 20 anos na natureza, as fêmeas podem atingir o tamanho de 2,20 metros e pesar 150 quilos, enquanto os machos, podem medir mais de 2,60 metros e pesar cerca de 350 quilos.

No Rio Grande do Sul existem dois locais onde são encontrados leões-marinhos e lobos-marinhos, que são os Refúgios de Vida Silvestre (REVIS), um situado na cidade de São José do Norte, o REVIS do Molhe Leste, e outro na cidade de Torres, o REVIS da Ilha dos Lobos.

Em caso de encalhe mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

O objetivo do PMP-BS é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

O PMP-BS é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A R3 Animal executa o Trecho 3, na Ilha de Santa Catarina.

você pode gostar também
BANNER SITE FESTA PER TUTTI 1200X200px
banner chutze
banner rodeio julho
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.