Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Educação promove até dia 12 formação continuada para profissionais da rede estadual

Por Judson Lima

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

SANTA CATARINA– O ano letivo para os profissionais da rede estadual de educação começou na quarta-feira, 3, com a realização simultânea em todas as regiões do Estado da Formação Continuada 2021. A meta da Secretaria de Estado da Educação (SED) é, até o dia 12 de fevereiro, promover o curso para cerca de 40 mil profissionais da rede de ensino. Entre os temas que serão abordados estão: planejamento, formas de avaliação e metodologias, além do Plano de Contingência (PlanCon Edu) que norteará o retorno às aulas presenciais em Santa Catarina em 2021.

Com duração de 64 horas, a programação do curso foi incluída em um site, que apresenta vídeos, textos e subsídios para que a gestão de cada escola da rede trabalhe a partir do seu contexto. Cada unidade pode escolher se trabalha os temas presencialmente na escola, respeitando as diretrizes de segurança, ou com os professores acompanhando os conteúdos de maneira remota.

O principal objetivo da formação é ofertar subsídios para a continuidade curricular de 2020/2021, impactada pela suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia de Covid-19. As atividades com os alunos da rede estadual começam dia 18 de fevereiro. Saiba mais informações sobre os modelos de retorno às atividades aqui.

Engajamento dos professores

A Escola de Educação Básica Senador Renato Ramos da Silva, em Palhoça, realizou o primeiro dia da formação de forma presencial com seus 47 professores. O pátio coberto da escola foi adaptado com cadeiras distanciadas e recebeu os profissionais para as primeiras orientações. De acordo com a gestora Cristiane Quadros, a unidade atende apenas Ensino Fundamental e conta com cerca de 1.300 alunos matriculados em 47 turmas neste ano letivo.

A formação continuada é essencial para o engajamento dos profissionais em um ano letivo desafiador. Essa é a opinião da professora de anos iniciais Nara Izabel Oliveira: “Neste ano em que nos sentimos inseguros e ansiosos com o retorno à escola, a formação é uma necessidade para garantir a segurança de todos, conhecer, estar atento e pôr em prática todos os regramentos sanitários indispensáveis a esse retorno. Em especial este novo modelo de escola, que passa a ser mais um desafio que enfrentaremos”.

A ansiedade diante do início de um ano letivo atípico, devido à pandemia, é um sentimento que permeia os profissionais, como afirma a professora de Língua Portuguesa, Cilene Pereira Martins de Espíndola: “Estou ansiosa porque haverá mudanças na rotina escolar, que exigem cuidados redobrados, para garantir a saúde e segurança da comunidade escolar. A formação promovida oportuniza sanar as dúvidas e anseios. O sucesso desse retorno depende do comprometimento de todos na observação das regras do plano de contingência”.

Estudo das diretrizes sanitárias para Educação

Um dos principais temas abordados na formação é o Plancon Edu, que detalha as diretrizes para o retorno das atividades presenciais com segurança. O documento foi desenvolvido no ano passado, com as autoridades de Saúde, Defesa Civil e em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina, o Tribunal de Contas do Estado e os municípios. O Plano traz orientações e procedimentos para as mais diversas atividades escolares, desde a recepção do aluno até a logística de alimentação e transporte escolar, entre outros temas.

Simulações de contextos escolares

Ao longo da formação, as habilidades emocionais serão abordadas e associadas à simulação de situações no contexto da escola para deixar os profissionais de educação mais seguros de como proceder.

A abordagem do tema será realizada pelo Núcleo de Educação e Prevenção às Violências na Escola em parceria com a Defesa Civil e conta com uma palestra de Antônia Benedita Teixeira, especialista em Psicodrama Socioeducacional.

Papel do educador na e pós pandemia

A programação inclui ainda uma palestra sobre o “Papel do educador na e pós pandemia”, com o professor David Rodriges, Conselheiro Nacional de Educação em Portugal e doutor em Educação pela Universidade Técnica de Lisboa. A live será transmitida pelo canal do Youtube da SED no dia 8 de fevereiro, a partir das 8h30.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.