Duas mulheres morreram em Timbó e Benedito Novo após acidentes domésticos

Por Judson Lima

TIMBÓ – Duas idosas de 83 e 63 anos , respectivamente das cidades de Benedito Novo e Timbó morreram no Hospital Santa Isabel em Blumenau, para onde foram encaminhadas após sofrer acidentes domésticos, espeficicamente queda da mesma altura, os óbitos foram na última segunda-feira (08).

Cecilia Girardi foi sepultada no Cemitério Católico de Santa Maria , no Distrito de Santa Maria em Benedito Novo. Enquanto que o sepultamento de Doryta Reinhold Moser ocorreu Cemitério Municipal Jardim da Paz, no bairro Dona Clara em Timbó, ambos nesta terça-feira (09).

Dados da 2ª Companhia de Bombeiros Militar em Timbó, apontam que em 2020 foram 370 ocorrências de queda , não sendo espeficicados situações vinculadas com acidentes domésticos ou acidente de trabalho, o que representa 24.15% das ocorrências de atendimento pré hospitalar atendidas ano passado.

O sistema da 2ª Companhia de BM em Timbó apontou atendimento relacionado a queda em Timbó (156); Benedito Novo (103), Doutor Pedrinho (35), Rio dos Cedros (74) e Rodeio (02).

Já os dados do Instituto Prevenir em Casa, apontam quedas como uma das mais frequentes causas de mortes ou de acidentes domésticos graves envolvendo idosos e também as crianças. Pesquisas comprovam que cerca de 90% dos acidentes domésticos são causados por quedas graves.

Ainda de acordo com a equipe de geriatria do Hospital Sírio-Libanês, 3 a cada 10 pessoas com 65 anos ou mais caem ao menos uma vez por ano. Ainda segundo a pesquisa, 90% das pessoas que receberam ajuda em até uma hora foram capazes de retornar às suas rotinas normais.

A demora no socorro pode trazer consequências graves e resultar em uma perda permanente de autonomia.

No caso envolvendo Cecilia e Doryta, as duas tiveram atendimento imediato depois das quedas, foram removidas para atendimento médico e posteriormente transferidas para Blumenau.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.