Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Duas CPIs são o destaque do início dos trabalhos na Alesc em 2019

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
banner rio dos cedros
PlayPause
previous arrow
next arrow

POLÍTICA – O início da 19ª legislatura da Assembleia Legislativa será marcado pelas Comissões Parlamentares de Inquérito. A tendência foi confirmada nesta quarta-feira (20) com a indicação dos integrantes da CPI da Ponte Hercílio Luz e na sessão ordinária desta quinta-feira (21) pelo pedido do deputado Laércio Schuster (PSB) para a criação da CPI da Caixa Preta do ICMS.

O 1º secretário da Mesa leu a justificativa do seu requerimento e pediu o apoio dos demais deputados para subscreverem a iniciativa. “Na última terça, esteve aqui o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, para falar dos incentivos fiscais do ICMS. Registro minha indignação sobre a forma como recebi do secretário a informação sobre a situação financeira de Santa Catarina. O mesmo secretário que em dezembro de 2018 veio à essa Casa trazer medidas saneadoras, agora nos traz a notícia que o Estado está entrando em estágio de calamidade financeira”, afirmou Schuster.

Na avaliação dele, o secretário revelou a existência de problemas que já fizeram parte do passado. “Esse fantasma do atraso do pagamento do funcionalimso publico eu achei que não ia mais ver.” Segundo o deputado, após ter sido negado seu pedido para o governo estadual rever os decretos que revogam benefícios fiscais de ICMS a produtos alimentícios e da construção civil, ele decidiu lançar a possibilidade de ajudar o governo, com os demais colegas, por meio da CPI. “Podemos ajudar a elucidar coisas que o secretário diz desconhecer”, comentou.

“Não sou contra os incentivos, pois eles ajudam nosso setor produtivo, principalmente em um momento de crise, tornando nossas empresas mais competitivas.” Mas, segundo Schuster, não é aceitável que Santa Catarina ofereça R$ 6 bilhões de incentivos e a Secretaria da Fazenda não saiba quais empresas e setores recebam o benefício. O deputado Ivan Naatz (PV) elogiou a iniciativa e declarou que irá subscrever a criação da CPI. Na mesma sessão, o presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), fez a leitura da lista de parlamentares confirmados para a CPI da Ponte Hercílio Luz. Ele informou ainda que o deputado Marcos Vieira (PSDB), por ser o integrante do colegiado com maior número de mandatos, tem o prazo de cinco sessões para instalar a Comissão e promover a escolha do presidente e do relator.

Arma na mesa
O deputado Jessé Lopes (PSL), que declarou seu interesse em presidir a CPI da Ponte, trouxe ao debate a repercussão na imprensa sobre o presidente da Fesporte, Rui Godinho, ter mantido, durante uma reunião de trabalho na entidade, uma arma sobre a mesa. “Se isso ocorrer no meu gabinete, vou agradecer e vou me sentir muito mais seguro, porque arma também protege vidas.” O líder da bancada do PR, deputado Maurício Eskudlark, discordou de Lopes. “Sou policial há quase 40 anos e, em 90% do meu tempo, estou armado. Mas ninguém me vê armado. O uso da arma tem que ser discreto. O nosso presidente da Fesporte, que é meu amigo, não pode fazer uma audiência com a arma exposta. A arma cria constrangimento para o cidadão. O Godinho é um bom policial, vai ser um bom presidente da Fesporte, mas nós que somos da Segurança Pública temos que ter cuidado. Policial tem que ser firme e se precisar, tem que usar a arma. Mas tem que ser de modo discreto, a não ser se você está em uma operação policial.”

Lopes comunicou ainda uma agenda da Coalizão Conservadora, grupo de estudos cujo objetivo, segundo ele, é defender os valores éticos da sociedade. A agenda será feita nos auditórios da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e, de acordo com o parlamentar, por se tratar de uma universidade comunitária, houve resistência por parte da sociedade que se manifestou contra a realização do evento. A presença da Coalizão Conservadora durante os eventos é um modo de equilibrar a orientação ideológica que, conforme raciocínio do deputado, está presente nas instituições de ensino superior.

você pode gostar também
bannerio
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.