Diretório de Florianópolis contesta mudança de nome do PMDB no TSE

POLÍTICA – O diretório municipal de Florianópolis do PMDB, em ação conjunta com os diretórios de Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), questiona no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a mudança do nome da sigla para MDB. A troca foi aprovada em convenção nacional no fim de 2017, em uma tentativa da cúpula de melhorar a imagem do partido diante dos escândalos recentes de corrupção, retornando ao primeiro nome da legenda.

Conforme o presidente do PMDB de Florianópolis, Celso Sandrini, a movimentação é encabeçada pelo diretório de Curitiba e foi endossado por Floripa e Porto Alegre. Ele diz que o grupo não é contra a troca de nome em si, mas sim contra a forma como as alterações estatutárias foram aprovadas e como o diretório nacional dialoga com os estados e municípios.

— Nossa contestação se deu com o grupo que desrespeita o partido, não discute com os diretórios estaduais. Questionamos a representatividade deles (da cúpula do PMDB nacional) para discutir esse tipo de coisa, sem uma ampla discussão com todo o partido.

O pedido de alteração estatutária, incluindo a mudança de nome, foi protocolado no TSE pelo órgão nacional do PMDB no dia 31 de janeiro, sendo contestado em seguida. No final de fevereiro o ministro Admar Gonzaga determinou prazo de sete dias para que o diretório nacional do PMDB apresentasse defesa acerca da impugnação apresentada pelos três diretórios municipais. Até esta segunda-feira, o caso ainda continuava sem definição.

Outros três partidos aguardam a análise do TSE sobre pedidos para alteração de nomenclatura. O Partido Social Democrata Cristão (PSDC) quer se chamar Democracia Cristã (DC), o Partido Ecológico Nacional (PEN) quer mudar para Patriota (Patri) e o Partido Progressista (PP) quer trocar para Progressistas, mantendo a sigla PP.

No ano passado, o tribunal aprovou a mudança de nome de duas legendas: o Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) passou a se chamar Avante, e o Partido Trabalhista Nacional (PTN) conseguiu alterar seu nome para Podemos (Pode).

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.