A notícia além do olhar técnico!

Dialeto Trentino é Língua Cooficial de Rodeio

Por Judson Lima

RODEIO – Agora é oficial, a Câmara dos Vereadores de Rodeio, aprovou e o Dialeto Trentino é língua Cooficial de Rodeio. O projeto de lei n 05/2020 foi aprovado por unanimidade nesta na última segunda-feira (13).

Desta maneira, esta variante do idioma italiano torna-se uma das línguas oficiais dentro do município de Rodeio, juntamente com o português.

O projeto é de autoria dos vereadores Mércia Pianezzer Ferrari e Paulo Sérgio Floriano em parceria com a Diretoria de Cultura e Turismo.

Assinatura do Pacto de Amizade entre de Rodeio e Fornace

“Ainda nesta semana, irei com muito orgulho sancionar mais esta importante medida, que visa preservar e manter a cultura e os costumes trazidos pelos imigrantes que aqui estiveram”, comentou o prefeito Paulo Roberto Weiss

A lei tem por objetivo conservar a língua italiana por intermédio de sua variante linguística, o dialeto trentino, trazido pelos primeiros imigrantes que aqui se instalaram em 1875. Lembrando que o dialeto se mantém vivo no cotidiano da comunidade rodeense.

A lei é mais uma medida da administração pública para a manutenção dos costumes e da cultura de nossa comunidade, essencialmente ligada à cultura italiana, mas sobretudo, Trentina. Logo, viabiliza a preservação cultural do município e potencializa o Turismo em nosso município que recebeu recentemente o título de “Capital Catarinense dos Trentinos”.

Em agosto de 2017, foi assinado entre a Prefeitura de Rodeio, representada pelo prefeito Paulinho e a Prefeitura de Fornace/Itália, com o prefeito Mauro Stenico, o Pacto de Amizade entre as cidades , assim, cultivando, incentivando e investindo na cultura do povo, para nunca seja esquecido de onde vieram os rodeenses.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.