Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Dexametasona novo remédio contra o coronavírus, mas somente para quem está ruim

Para que serve a dexametasona. No combate a outras doenças, a dexametasona ajuda a conter danos do organismo quando o corpo está em reação de defesa exagerada.

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

BRASIL – Para começar esse resumo de notícias. A descoberta foi celebrada pelo mundo e classificada pela Sociedade Brasileira de Infectologia como o “primeiro tratamento farmacológico para Covid-19 que mostrou impacto em reduzir a mortalidade”. Aparentemente, há um novo remédio para o coronavírus: a dexametasona. O medicamento não é novo. É um corticoide esteroide, com preço acessível, mas com um detalhe: só serve para pacientes graves da Covid-19.

O estudo. A descoberta foi anunciada por pesquisadores da Universidade de Oxford. Eles avaliaram 2 mil pacientes em estado grave que tomaram a medicação. Resultado: o risco de morte entre os que estavam com ventiladores pulmonares caiu de 40% para 28%. Para aqueles com oxigênio, caiu de 25% para 20%. Não houve efeito para quadros leves. Saiba mais sobre a pesquisa e veja comentários de pesquisadores.

Para que serve a dexametasona. No combate a outras doenças, a dexametasona ajuda a conter danos do organismo quando o corpo está em reação de defesa exagerada. Para que você entenda ainda melhor o medicamento, Célio Martins  explica como funciona a droga e por que você não deve ir à farmácia comprar o remédio.

Novos recordes

Apesar da boa notícia sobre o medicamento dexametasona, o Brasil teve seu registro máximo de confirmações de Covid-19 em 24 horas: 34.918 novos casos relatados pelo Ministério da Saúde na terça-feira (16). Também foram confirmadas 1.282 mortes, ultrapassando 45 mil óbitos pela doença e 932 mil diagnósticos. Isso tudo reforça ainda mais a tese de que a esperança de que o clima tropical freasse o contágio não se concretizou, entenda os motivos na reportagem de Camila Abrão.

Coronavírus na economia

De Brasília, a correspondente Jéssica Sant’Ana revela que o Senado deu aval para o governo prorrogar a MP da redução de salário e suspensão de contratos de trabalho da iniciativa privada. A medida vale agora até o fim do estado de calamidade pública. Já a MP que flexibiliza regras trabalhistas deve ser votada na Câmara nesta quarta (17). Entre outros impactos da pandemia, as contas públicas podem ficar mais 12 anos no vermelho, confira no texto de Fernanda Trisotto. A previsão é que a retomada seja mais lenta que em 90% dos países.

Por Giorgio Dal Molin
Leia www.gazetadopovo.com.br

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.