A notícia além do olhar técnico!

Descartados todos os casos suspeitos de coronavírus em SC

Por Vanessa Aquino - Agência Saúde

BRASIL – O Estado de Santa Catarina não tem mais nenhum caso suspeito de coronavírus , confirmou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (11). Os casos suspeitos estão em Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (2), São Paulo (3), Paraná (1) e Rio Grande do Sul (1).

Brasil permanece sem registro do novo coronavírus, que já atinge 24 países além da China. Até o momento, 8 casos suspeitos são monitorados pelo Ministério da Saúde, conforme informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde de todo o país, descreveu o comunicado.

O Ministério da Saúde informou, ainda que os testes realizados pelo Laboratório Central do Estado de Goiás (LACEN) nos 58 envolvidos na Operação Regresso deram negativo para o novo coronavírus. Os 34 repatriados e os 24 profissionais, divididos entre tripulação, Ministério da Saúde e comunicação, foram submetidos a exames, mesmo sem sintomas e sem infecção. A ação faz parte do protocolo definido entre os Ministérios da Saúde e Defesa.

O diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Júlio Croda, informou que todas as medidas preventivas estão sendo tomadas, seguindo protocolos internacionais.

“Foram realizados exames específicos para o novo coronavírus em todos, por precaução, inclusive com apoio dos órgãos internacionais”, disse o diretor, reforçando a rotina de monitoramento dos repatriados na base aérea de Anápolis (GO). “Durante a quarentena, os repatriados têm seus sinais vitais monitorados todos os dias, que consiste em verificar a frequência cardíaca, respiratória, pressão arterial e temperatura, além da presença de quaisquer sintomas, como febre, falta de ar e tosse”, destacou Júlio Croda.

Os casos descartados para investigação de possível relação com a infecção humana pelo coronavírus aumentaram para 33, um a mais em relação a última atualização.

Todas as notificações foram recebidas, avaliadas e discutidas com especialistas do Ministério da Saúde, caso a caso, junto com as autoridades de saúde dos estados e municípios. Esses descartes aconteceram principalmente por causa do resultado positivo para outros vírus respiratórios.

Para manter a população informada a respeito do novo coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza diariamente, os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica.

Assista, na íntegra, à coletiva com as informações – 11.02.2020

Saiba mais sobre o novo coronavírus: o que é, causas, sintomas, tratamento e prevenção

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.