Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Derrota de Gelson Merisio (PSD) encerra ciclo de 16 anos de poder em SC

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

POLÍTICA –xadrez idealizado por Gelson Merisio (PSD) chegou à rodada final com o desenho exato que ele formou nos derradeiros dias do primeiro turno. Mas o xeque estratégico não contava  com enfrentar um novato tão atrevido, que ousou questionar as regras vigentes no tabuleiro, ainda que de forma desordenada, e virou o jogo.

O próprio desempenho na primeira parte da corrida eleitoral, com um quase empate com o agora governador eleito Carlos Moisés da Silva (PSL), obrigou o “rei” a ir para o ataque, liderando o front – por vezes até sozinho. Com as fortalezas derretendo nas pesquisas de intenção de voto e nos trackings internos, além de baixas importantes como a de Raimundo Colombo (PSD), as tropas e canhões se voltaram com força contra o comandante do exército adversário. Moldado nas trincheiras do povo do Oeste, não era hora da rendição.

Sob a proteção do mesmo mito, a cruzada do pessedista inegavelmente sentiu o baque quando as bênçãos acabaram direcionadas para o filho original, após uma costura mal-sucedida por neutralidade durante toda a luta. Novamente, foi tempo de reunir as energias e focar não no embate por força bruta, mas tentando mostrar ao povo o caos que se instalaria no reino se um aventureiro chegasse ao poder.

Batalhas duras vieram pela frente, com uso de todas as armas possíveis – incluindo algumas de origem duvidosa no submundo das guerras políticas, de ambos os lados.

Entre mortos e feridos, o duelo final se deu cercado de expectativas. A ausência do rival no último debate, por consequência de um problema de saúde, seria suficiente para enfraquecer as fileiras pesselistas? Os levantamento dos institutos de pesquisa, que não captaram a onda Bolsonaro no primeiro turno, errariam novamente, agora em favor de Merisio?

Quando as urnas começaram a ser abertas, logo ficou claro que a vitória passara a ser um sonho distante. A torre do edifício na Beira-Mar Norte onde o candidato inicialmente acompanharia a apuração foi deixada de lado, quando boa parte da imprensa já o aguardava, e optou-se pela residência em Canajurê. Porque os filhos estavam no Norte da Ilha, disseram os assessores. Talvez – nunca teremos certeza –, porque era preciso primeiro sentir sozinho e com os seus a perda ou no mínimo adiamento do projeto de anos de chegar ao trono.

Ironia suprema, Merisio se anunciava como novidade e como aquele que poria fim ao reinado que administrava o Estado há 16 anos, embora seu partido estivesse ativamente presente em toda essa era.

O que não esperava era também ser educadamente convidado a não participar dos próximos bailes reais. A derrota, bem disfarçada na voz e na expressão ao reconhecer e comentar o resultado, interrompe décadas de vida pública. A atuação, pelo menos nos próximos dois anos, terá que ser de  bastidores e no ramo empresarial.

– Não houve eleição no segundo turno. Houve um processo de verticalização – lamentou na noite de domingo.

O destino de uma Nação, obra cinematográfica favorita do pessedista, leva às telas da ficção os primeiros momentos no cargo do recém-empossado Winston Churchill como primeiro-ministro da Grã-Bretanha, em que ele decidia se era melhor aceitar um acordo de paz ou ir para o confronto na Segunda Guerra Mundial. Tempo não faltará para Merisio rever o filme e continuar aprimorando suas estratégias.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.