INDAIAL – Faltando apenas quatro dias para as eleições municipais, a Justiça Eleitoral de Santa Catarina já contabiliza 2.390 denúncias de crimes eleitorais, registradas pelo sistema Pardal. Destas, 30% (722) foram formalmente peticionadas no Processo Judicial Eletrônico (PJe). Outras 199 denúncias estão em andamento, enquanto 1.469 foram arquivadas por falta de comprovação de requisitos, representando 61% do total.
Na região do Médio Vale do Itajaí, Indaial, Rodeio e Timbó destacam-se entre as cidades com maior número de denúncias, somando 88 registros. Indaial lidera com 56 denúncias, seguida por Rodeio com 30 e Timbó com 2. Blumenau é a cidade mais afetada, com 194 denúncias.
As denúncias envolvendo crimes eleitorais na internet representam 22% do total, seguidas por irregularidades relacionadas ao uso de bens públicos (18%) e problemas com banners, cartazes e faixas (17%). A Justiça Eleitoral tem se empenhado em dar celeridade ao processamento dessas denúncias, garantindo a integridade do pleito.
A situação mostra a preocupação com a lisura das eleições e a necessidade de um acompanhamento rigoroso por parte das autoridades competentes, em um momento decisivo para a democracia.
Texto: jornalista Judson Lima