Delegacia Virtual registra mais de 160 mil ocorrências em 2018

Foto:PoliciaCivil

SEGURANÇA – A Polícia Civil de Santa Catarina termina o ano com mais de 160 mil ocorrências registradas virtualmente. Criada em março de 2002, a Delegacia Virtual funciona 24 horas por dia e disponibiliza um serviço de autoatendimento para emissão de determinados tipo de ocorrência. “Perda de documentos e/ou objetos” foi a ocorrência com maior número de registro, com 82.092 incidências, seguido por “Acidente de trânsito com apenas danos materiais”, com 40.141 ocorrências.

Além dessas, pela Delegacia Virtual é possível registrar ocorrências como furto, roubo, ameaça, calúnia, injúria, difamação, dano por fenômenos naturais, acidentes de trânsito sem vítima, recuperação de documentos e outras. A denúncia anônima também é disponibilizada pela Delegacia Virtual, sendo possível anexar documentos no registro do boletim.

Apesar de as ocorrências simples representarem a maioria dos registros, crimes como de violência doméstica aparecem com frequência. Se somados, 1.683 ocorrências relacionadas com violência doméstica foram registradas na Delegacia Virtual em 2018. Dentre elas, a que aparece com mais frequência é a de “ameaça contra mulher” (754). Injúria, calúnia e difamação relacionados à violência doméstica aparecem logo atrás. Se somadas, elas representam 896 ocorrências.

Isolados dos casos de violência doméstica, os crimes contra a honra também representam quantidade significativa dos boletins registrados na Delegacia Virtual em 2018. Deles, a ocorrência com maior incidência é a de injúria (ofender a dignidade ou decoro de alguém) com 4.652 ocorrências, logo atrás, 3.056 boletins foram abertos por difamação (atribuir fatos que atentam contra a honra e reputação de alguém) e 1.802 por calúnia (afirmação falsa e desonrosa a respeito de alguém).

Como utilizar

Vídeos, em português e espanhol, que explicam como utilizar a Delegacia Virtual da Polícia Civil de Santa Catarina foram lançados nesta quarta-feira, 20, nos canais oficiais da instituição.  Com a proximidade da temporada de Verão, a expectativa de milhares de turistas de língua espanhola visitando nosso Estado e o início da Operação Veraneio, a Polícia Civil cria essa ferramenta para facilitar e orientar o atendimento aos catarinenses e estrangeiros que necessitem de registrar boletins de ocorrência online.

EM PORTUGUÊS

TUMBNAIL 1

EM ESPANHOL

Como utilizar a Delegacia Virtual Thumbnail

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here