Slider

Curso aborda processos criativos independentes em Blumenau

As aulas gratuitas no formato on-line começam segunda-feira, dia 8 de março.

BLUMENAU – Nos dias 8, 10, 15 e 17 de março, sempre a partir das 19h, ocorrerá o Curso Processos Criativos em Publicações Independentes, no formato on-line, gratuito e com certificado. As 30 vagas disponíveis já esgotaram, mas quem tiver interesse ainda poderá se inscrever para ficar na lista de espera, caso ocorram desistências.

As inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/3sFPlNt. Como contrapartida do projeto, também será apresentado um vídeo ao vivo, no dia 5 de março, às 20h, no perfil da artista no Instagram:https://www.instagram.com/vanessadneuber/.

O projeto foi viabilizado com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei no 14.017/2020) no município de Blumenau.

Por meio de uma dinâmica participativa e reflexiva, que toma como fundamento do processo de ensino a relação teoria-prática, este projeto consiste em disseminar a cultura das publicações independentes e das artes gráficas, explorando possibilidades de materialização por meio de técnicas de criação empíricas.

Utilizando o espaço do curso como construção coletiva do conhecimento, será apresentado o artigo “Por que, em pleno século XXI, ainda precisamos do termo “mulheres artistas?”, para uma roda de conversa virtual, apresentando, também, o processo criativo do projeto como temática para a materialização de uma autopublicação.

A artista visual, designer, professora, graduada em Design e pós-graduada em História da Arte, a catarinense Vanessa Neuber, mergulha nas mais diversas formas artísticas. Idealizadora do selo Neuber, suas criações abraçam arte e design, publicações e zines, bordados e papelaria e oficinas criativas. As poéticas de suas obras revelam sua essência mística e questionadora do status quo, alinhadas às causas que defende. Seus projetos circulam em exposições, feiras e espaços culturais pelo Brasil e América Latina.

Saiba mais

Curso Processos Criativos em Publicações Independentes

Datas: 8, 10, 15 e 17 de março

Horário: 19h

Carga horária: 10 horas

Número de vagas: 30

Classificação indicativa: 16 anos

Público alvo: Jovens e adultos, em suas diversas culturas e classes socioeconômicas cujos interesses englobam arte, artes gráficas, publicações independentes, fanzine, livros de artista e colagem

Especificações técnicas: smartphone ou computador conectados à internet; espaço para a produção criativa

Será emitido certificado ao aluno que obtiver 75% de presença.

Materiais

Revistas/catálogos para recortar, tesoura, cola, folhas de papel sulfite no formato que preferir, A4 ou A3

Opcional: mesa de corte, estiletes, material de desenho e pintura, linha e agulha, papéis coloridos em gramaturas diversificadas.

Objetivos específicos

Difundir os conhecimentos nas áreas de artes gráficas e publicações independentes

Proporcionar uma experiência de imersão nos processos criativos

Disseminar a história das mulheres e trazer à tona a trajetória de mulheres artistas que não obtiveram o merecido reconhecimento

Materializar as inspirações através de uma autopublicação (fanzine ou livro) utilizando técnicas como a colagem e a dobradura

Conteúdo programático

Fanzine e Livro de Artista: história e conceito

Feiras de artes gráficas e publicações independentes. Editoras, publicadores e suas obras

Projeto Fanzine – Arte e Feminismo. Dinâmica do trabalho final

Expansão de ideias, materialização e apresentação dos trabalhos

Portfólio: www.vanessaneuber.com

Galeria Virtual: www.neuberart.com

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.