banner chutze
banner dengue indaial
Banner Rodeio
PlayPause
previous arrow
next arrow

Crianças apresentaram poluição dos rios em Indaial

Por Judson Lima

banner camara timbo maio
banner camara blumenau maio
banner_olia
banner Gula Mania
PlayPause
previous arrow
next arrow

INDAIAL – A Unidade de Educação Infantil Warnow – Alfredo Stahnke desenvolveu, a partir de abril, o projeto “Como pode o peixe vivo viver nesse rio poluído”, inspirado no movimento do Junho Verde. Através de ações promovidas dentro e fora do espaço educacional, a UEI busca conscientizar as pessoas sobre o lixo jogado especialmente em pontos de banho no ribeirão do bairro Warnow. Muitas vezes, os próprios moradores do local realizam a limpeza desses ambientes.

Alunos de Indaial

Assim, nessa segunda-feira (9), a turma de 5 anos da professora Isabel Cristina Ostrowski Tais preparou uma intervenção urbana inspirada no artista plástico Eduardo Srur, que também visa impactar a sociedade quanto à utilização de plásticos e diversos lixos presentes no meio ambiente. Com o objetivo de ressignificar a obra “Caiaques” do artista, as crianças utilizaram a fonte localizada em frente à Prefeitura Municipal de Indaial para depositarem garrafas pets coloridas e sacolas plásticas. No espaço, há ainda uma faixa com os dizeres “Não deixem o nosso rio assim”, manifestando um apelo importante e necessário para a comunidade.

Um peixe confeccionado com eucatex, telas, sacolas e demais lixos recicláveis também foi exposto no local com o intuito de proporcionar reflexões quanto ao destino desses materiais, os quais, muitas vezes, são ingeridos pelos peixes que confundem o lixo com alimento.

Essa ação reuniu, portanto, a arte e o meio ambiente visando impactar as pessoas que transitam pelo Centro da cidade. A intervenção permanecerá exposta em frente ao prédio da Prefeitura até sexta-feira (13).

Alunos de Indaial

O projeto envolve ainda a participação dos familiares das crianças e comunidade local, que contribuíram para a idealização desse movimento. Outras ações também foram realizadas pela professora da turma de 4/5 anos, Josiane Betto, como a confecção de cartazes fixados em pontos estratégicos do bairro Warnow para apresentar frases das crianças referentes à poluição dos rios. Além disso, placas decorativas com dizeres relacionados à conscientização se encontram posicionadas nos próprios locais de banho.

Todos os materiais utilizados durante o projeto, como garrafas pet, sacolas plásticas, caixas de leite e potes, foram coletados e enviados para a Unidade através das famílias das crianças, às quais colaboraram, portanto, com os resultados obtidos.

“As ações desenvolvidas dentro dos espaços educacionais nos surpreendem cada vez mais. Esse é um projeto de extrema relevância e que certamente alcança o seu objetivo de conscientizar as pessoas sobre a poluição dos rios e do meio ambiente como um todo. Parabéns a todos os envolvidos pelo comprometimento com essa pauta tão necessária”, ressalta o secretário de Educação, Márcio Selhorst.

você pode gostar também
BANNER PASCOA BLU
banner dengue indaial
banner_olia
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

..