Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
bANNER CAMARA DE BLUMENAU ABRIL
PlayPause
previous arrow
next arrow

Controle de borrachudos nas comunidades é prioridade em Apiúna

banner camara timbo abri
banner rio dos cedros
PlayPause
previous arrow
next arrow

APIÚNA – A secretaria de agricultura e meio ambiente está realizando nas comunidades do interior do município o controle dos borrachudos com a aplicação de um produto chamado BTI, um inseticida biológico que elimina as larvas do borrachudo diretamente no local onde são depositados os ovos.

O produto, que é uma bactéria chamada BTI, foi adquirido em conjunto com a ADR e sua aplicação consiste em diluí-lo em uma proporção correta com água e aplica-lo em pontos estratégicos nos córregos, onde forma uma espuma. O bti se encarrega de fazer o restante e matar a larva do inseto. O inseticida não faz mal à saúde das pessoas, de peixes e de outros animais.

Divulgação

Cada fêmea pode colocar até 2.500 ovos no seu ciclo de vida, que dura em torno de 30 dias. A fêmea adulta deposita os ovos em folhas, galhos, pedras e lixo submersos em água corrente dos riachos. Os ovos viram larvas e pupas, e depois de 25 dias o adulto sai de dentro da água.

Para o município de Apiúna, foram adquiridos 100 litros do bti, quantidade suficiente para atender todas as comunidades do interior. “Esta é também uma questão de saúde pública”, ressaltou o secretário de agricultura e meio ambiente Gilmar Formagi.

O acompanhamento nas atividades está sendo realizado através do extensionista da Epagri de Apiúna, Irineu Bernardo Schuelter. “Este trabalho só é possível devido à colaboração da comunidade, que recebe instruções e informações sobre a aplicação correta do produto, que deve ser aplicado periodicamente, de 15 em 15 dias, impossibilitando a fase de procriação do inseto”, disse Irineu.

A aplicação do BTI também não será eficiente caso não haja colaboração por parte das comunidades. Além da aplicação do BTI é preciso que não aconteça o despejo de lixo e fezes humanas nos córregos, algo que infelizmente ainda é comum. Também é preciso realizar uma limpeza do leito dos rios, eliminando materiais como folhas e galhadas e realizando o recolhimento do lixo.

O reflorestamento também é importante, pois quanto mais escuro for o ambiente, haverá menos borrachudos. Repovoar e manter nos rios peixes como cascudos, lambaris e jundiás também é importante, pois são os inimigos naturais que se alimentam das larvas.

você pode gostar também
bannerio
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.