A notícia além do olhar técnico!

Congresso de Prefeitos 2019: Painel Análise Econômica trata de geração de emprego para recuperar a economia

Segundo o presidente do SPC, a saída do Brasil da crise passa por pontos fundamentais, entre eles, a inovação e como consequência a melhora da produtividade

POLÍTICA – O presidente do SPC Brasil, Roque Pelizzaro Junior, participou do painel: Análise econômica do Brasil sobre o “Cenário de crescimento e indicadores econômicos” durante o Congresso de Prefeitos 2019, promovido pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM). Para o presidente, a retomada da confiança de consumidores e investidores são sinais de que a economia brasileira começa aos poucos se recuperar, mas para que o mercado realmente sinta essa recuperação mais rápido é necessária a geração de emprego em todos os setores.

Foto: Mafalda Press

Segundo o presidente do SPC, a saída do Brasil da crise passa por pontos fundamentais, entre eles, a inovação e como consequência a melhora da produtividade, e o fortalecimento da coluna emprego. Nesse ponto, os municípios catarinenses são estratégicos. “Nós precisamos ter a retomada do emprego no país. O emprego já parou de cair e está crescendo num ritmo lento, mas sustentável, e nós precisamos que os prefeitos aqui de Santa Catarina foquem nesse ponto”, garante.

Mesmo com a recuperação lenta da economia, o presidente reforça confiantes na retomada, todos devem se antecipar de olho nas oportunidades que virão. “Economia funciona com base numa expectativa com previsão do que vai acontecer amanhã, portanto, precisamos estar preparados”, disse Pelizzaro.

SC E OS DESAFIOS PARA CONTINUAR CRESCENDO
As potencialidades, peculiaridades e os desafios dos municípios catarinenses foram destacadas pelo deputado estadual, Marcos Vieira, durante sua palestra “Santa Catarina e os desafios para continuar crescendo”. A palestra fez parte da programação do painel Análise econômica do Brasil, durante o Congresso dos Prefeitos, promovido pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM), na Arena Petry, em São José, na Grande Florianópolis.

Hoje, Santa Catarina ocupa a quarta posição no ranking nacional, tendo o maior PIB per capita da região Sul. O Estado também voltou a ocupar o primeiro lugar no ranking brasileiro de exportações de carne de frango, além de ser o maior produtor nacional de suínos, respondendo por 39% de todo faturamento gerado com os embarques de carne de frango no país em 2019. Além da economia e do agronegócio, setores como turismo e inovação também se destacam e garantem o crescimento de todas as regiões.

De acordo com o deputado, Santa Catarina tem um potencial extraordinário em todas as áreas mas, segundo ele, “ainda conhecemos pouco da realidade da nossa gente. “Meu objetivo foi levar aos participantes o potencial de cada região e mostrar que nosso estado está aberto ao mundo. Quis mostrar para todos um para-brisa bem aberto de Santa Catarina. Que Santa Catarina está voltada para o mundo inteiro não só para si”, destacou. Vieira ressaltou ainda que a Estado não é um grande consumidor de produtos acabados de prateleira. “Somos um dos grandes consumidores de matéria prima e insumos do Brasil. Aqui se transforma e na prateleira dos outros se coloca o que fabricamos aqui”, destacou

No entanto, o deputado chamou atenção para os problemas que o Estado enfrenta. Segundo ele, para que Santa Catarina continue sendo referência e possa crescer ainda mais é necessário atenção, especialmente na infraestrutura das rodovias. “Temos sim muitos desafios, especialmente com as rodovias que precisam de atenção e projetos de todos os setores públicos. São necessárias outras rotas, por exemplo, 70% das exportações vem do Oeste precisamos adotar infraestrutura necessária para fazer o devido escoamento dessa produção”, reforça.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.