A notícia além do olhar técnico!

Concurso Brasileiro de Cervejas em Blumenau bate recorde com 634 marcas concorrendo

Número é 25% maior do que na última edição e firma a competição como uma das maiores do mundo no segmento. Entre os estilos, IPA e Catharina Sour são os mais disputados

BLUMENAU – Em 2020, o Concurso Brasileiro de Cervejas será o maior entre as oito edições já realizadas. Estão inscritas 634 marcas de cerveja de 22 estados brasileiros. O número de cervejarias é 25% maior do que em 2019. Serão 3.284 amostras avaliadas. As inscrições terminaram na última segunda-feira (3). O julgamento acontece de 7 a 9 de março, em Blumenau (SC) e a premiação será no dia 10 de março.

O concurso é uma realização da Associação Blumenauense de Turismo, Cultura e Eventos (Ablutec) com a coordenação técnica da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM).

Foram inscritas amostras em 146 estilos. Assim como nos anos anteriores, a India Pale Ale (IPA) será a mais disputada: são 235 concorrentes. O primeiro estilo brasileiro, Catharina Sour, está em segundo com 157 amostras. Seguem a lista: APA (132), Lager (108) e Wood- and Barrel-Aged Beer (102).

Entre as categorias, 435 são cervejarias, 160 são marcas ciganas e 39 são brewpubs. Geograficamente, o maior número de cervejarias inscritas está em São Paulo, seguido de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O crescimento quantitativo de marcas de cervejas no país e a credibilidade de uma das maiores competições do mundo são apontadas pela coordenadora técnica do Concurso Brasileiro de Cervejas, Fernanda Bressiani, como motivações para o aumento nos números. “As cervejarias entendem, cada vez mais, que as premiações são ferramentas importantes de validação e uma forma de ter feedbacks com alto nível de especialização para ajuste de produtos”, comenta.

Na edição passada foram 505 cervejarias que inscreveram 3.155 rótulos.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.