BENEDITO NOVO – O herói da II Guerra Mundial e farmacêutico da cidade de Benedito Novo Walter Paganelli faleceu por volta das 04horas da manhã desta quarta-feira (29), de causas naturais no Hospital Oase em Timbó. O ex-combatente tinha 101 anos e três meses. Ele deixa enlutados esposa Edeltraud Paganelli e filhos; Marcos, Magno e Mathias Paganelli.
Walter nasceu em 16 de setembro de 1921 na localidade Warnow em Indaial, na época pertencente a Blumenau , ainda na juventude se dedicou a cuidar das pessoas e se tornou farmacêutico, mas no inicio da década de 40 se juntou as centenas de jovens da região para defender vidas contra a Aliança do Eixo.

Em 2019, Walter Paganelli e outros sargentos, cabos, soldados e personalidades civis e militares da II Guerra , foi agraciado através da Portaria Nº 1.713/GM-MD, de 12 de Abril de 2019 do gabinete do Ministro de Estado da Defesa com a Medalha da Vitória aos Ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial. O beneditense ainda participou de várias atividades das FEB e recebeu outras homenagens durante sua vida.
Em 2021, durante o 76⁰ Aniversário do Dia da Vitória, e fim da 2ª Guerra Mundial realizada na região pelo 23º Batalhão de Infantaria e associações amigas do Batalhão e a Coluna da Vitória, organizada pela Anjo da Guarda Fest, Walter Paganelli veterano da Força Expedicionária Brasileira (FEB) , que operou nos campos de batalha da Itália, durante o conflito mundial, recebeu homenagens na sua própria cidade Benedito Novo, assim como outros ex-combatentes e familiares das tropas blumenauenses enviadas à guerra.

Após o serviço Militar, Walter retornou para sua Benedito Novo, onde voltou a exercer função de farmacêutico, mas por incontáveis vezes atuou como “médico” e auxiliou e também realizou diversos partos na região.
O velório de Walter Paganelli acontece hoje dia 29 a partir das 10h da Capela Mortuária Jardim da Saudade em Benedito Novo, e o sepultamento será as 17h no Cemitério em Anexo.
Em 2021, quando Walter Paganelli completou 100 anos , o seu filho Mathias Paganelli perguntou se ele tinha alguma frustração, ou reclamação, ou mágoa ao alcançar os 100 ano?
O herói e farmacêutico lhe respondeu – Sim uma única: passou rápido demais!
Valeu Walter, o Brasil tem agradecimento do fundo do coração!

Prefeitura de Benedito lamenta perda irreparável
É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Sr Walter Paganelli, ex combatente da Segunda Guerra Mundial, farmacêutico de importante relevância em nosso município.
Texto e Pesquisa jornalista: Judson Lima

Abaixo histórico de Walter enviado pela Associação dos Veteranos do 23° BI de Blumenau com texto de Sérgio Campregher
Nota de pesar
QUE SUA MEMÓRIA SEJA ETERNAMENTE ABENÇOADA
Comunicamos com pesar o falecimento do Herói Expedicionário WALTER PAGANELLI (16 de setembro de 1921 – 29 de dezembro de 2022). Veterano da Segunda Guerra Mundial, Cabo FEB PAGANELLI nasceu em 16 de setembro de 1921 em Indaial, na localidade de Warnow e residia em Benedito Novo-SC.
NOSSO ETERNO RECONHECIMENTO E GRATIDÃO ao HERÓI EXPEDICIONÁRIO CB PAGANELLI, exemplo e amor à Pátria! Homens que lutaram ao lado dos aliados, durante a Segunda Grande Guerra Mundial no combate e derrota do nazi-fascismo. Nossas forças guarneceram o litoral, as ilhas oceânicas e os céus. Lutaram em Montese, Monte Castelo, Fornovo, em todos os lugares onde se afirmou a bravura e determinação do soldado-cidadão brasileiro.
SEUS FEITOS DE HONRA E GLÓRIA JAMAIS SERÃO ESQUECIDOS!
O velório acontece na casa mortuária Jardim da Saudade. O sepultamento será às 16h30min (29/12/2022) no Cemitério Jardim da Saudade ( Rua Celso Ramos, 7.725, Centro – Benedito Novo-SC. Telefone: 3385-1457)
QUE SUA MEMÓRIA SEJA ETERNAMENTE ABENÇOADA
HISTÓRICO
Herói Expedicionário Walter Paganelli nasceu no dia 16 de setembro de 1921 em Indaial, na localidade de Warnow. Com 22 anos foi convocado e serviu como Soldado nº 474 da 3º Companhia do 32º Batalhão de Caçadores, atual 23º Batalhão de Infantaria, Blumenau-SC. Permaneceu por 1 ano e 7 meses. Mais tarde desembarcou em Caçapava-SP, no 6º Regimento de Infantaria como Cabo nº 341. Foi chamado para servir na Companhia de Serviço do Departamento BE (Batalhão Escola) da FEB, na Vila Militar, Rio de Janeiro-RJ. Embarcou para a guerra no Porto do Rio de Janeiro, no dia 23/11/1944, junto com o 4º Escalão, no navio americano de transporte de tropas o U.S.S. Gen. Montgomery Cunningham Meigs AP-116, lotado no 3° Escalão, composto por 5.239 homens e desembarcando 14 dias após no Porto de Nápoles, onde partiu rumo a Livorno, e de lá, para Staffoli, onde permaneceu até o fim da Segunda Guerra Mundial. Em Staffoli encontra-se a capela Marginetta, construída em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes por soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB) entre 1944 e 1945, durante a campanha brasileira na Itália na Segunda Guerra Mundial. Cabo Paganelli exerceu a função de farmacêutico prático na Cruz Vermelha Brasileira. Retornou em Setembro de 1945. Em 08 de maio de 2021 – DIA DA VITÓRIA foi prestado homenagem na residência do Herói Expedicionário WALTER PAGANELLI. Na ocasião, com a presença do Herói Expedicionário Sr. José Bernardino Coelho houve o Toque do Silêncio em homenagem aos Expedicionários caídos em combate. O Eterno lhe abençoou com a esposa Sra. Edeltraud Paganelli e três filhos: Marcos, Mathias e Magno. Herói Expedicionário WALTER PAGANELLI alcançou a idade de 101 anos, 03 meses e 13 dias.
DESCANSE EM PAZ!
SEUS FEITOS DE HONRA E GLÓRIA JAMAIS SERÃO ESQUECIDOS!
QUE SUA MEMÓRIA SEJA ETERNAMENTE ABENÇOADA.
Associação de Veteranos do 23º BI – G.O
1906 – Campregher 29.12.2022