Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Comarca de Taió, no Alto Vale do Itajaí, celebra 60 anos em sessão solene

O presidente do Legislativo local, Tiago Maestri, conduziu a sessão solene em comemoração às seis décadas da comarca

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

TAIÓ –A comarca de Taió celebrou na última quinta-feira (10/10) seus 60 anos de instalação com uma sessão solene na comarca, promovida pela Câmara de Vereadores de Taió. Além das autoridades do Alto Vale do Itajaí, o evento contou com a participação do presidente do TJSC, desembargador Rodrigo Collaço, e do corregedor-geral da Justiça, desembargador Henry Petry Junior.

O presidente do Legislativo local, Tiago Maestri, conduziu a sessão solene em comemoração às seis décadas da comarca e ressaltou a importância dos três poderes, que “são fortes, independentes e harmônicos entre si e com plena democracia”. O presidente do TJSC agradeceu o discurso do presidente da Câmara e o citou como oportuno ao ressaltar que o Poder Judiciário também busca e preza por uma sociedade democrática e livre. Além disso, citou que pôde vivenciar as dificuldades de acesso enfrentadas pelos moradores da região.

“Começamos a nossa caminhada por Blumenau e tenho certeza que nós vivenciamos um pouco a difícil realidade de acesso inacabado; eu tenho a séria convicção que, solucionada esta questão do acesso, toda a região experimentará um salto de desenvolvimento ainda maior”, assinalou.

O juiz Jean Everton da Costa, diretor do foro da comarca, agradeceu a presença de todos, mas principalmente dos servidores que se empenharam e se dedicaram na organização do evento. “São 60 anos de muita história e muito trabalho. Considerando a qualidade de todos os meus antecessores, minha responsabilidade é altíssima. A vinda para cá trouxe inúmeras novas vivências. A primeira promoção sempre gera expectativa e ansiedade, mas fui recepcionado por um povo acolhedor, simpático e solícito”.

Dados sobre a comarca

Atualmente a comarca de Taió conta com 37 servidores entre assessores, servidores efetivos, disponibilizados, estagiários, terceirizados e policial militar, além de seis funcionários no cartório eleitoral. Desde julho de 2018, o Fórum está sob a direção do juiz Jean Everton da Costa. No mês anterior à chegada do atual magistrado, o número de processos em andamento era de 6.844, além de 2.084 processos suspensos. Hoje são 5.197 processos em andamento e 2.527 processos suspensos. Em pouco mais de um ano, mesmo com a entrada de novas ações, o número de processos em tramitação reduziu em mais de 1,2 mil, resultado do método de trabalho empregado pelo atual magistrado e do trabalho em equipe.

“Não tenho dúvidas que vocês são todos responsáveis por esses números invejáveis. Não tenho dúvidas também que os senhores estão entre os servidores mais produtivos do Estado. Os senhores são os grandes homenageados desta noite, a comarca só está em pé por conta de vocês”, salientou o magistrado.

O prefeito de Taió, Almir Reni Guski, também reforçou a importância da comemoração e relembrou a instalação da comarca. “É um prazer enorme estar aqui, uma noite festiva, uma data ímpar para nosso município. É uma honra para nós estarmos aqui, uma noite em que poderíamos voltar ao passado e contar a história de muita luta em colocar o fórum aqui na nossa cidade”, citou.

 

Na ocasião, Renato Guilherme Gomes Cunha, juiz auxiliar da 1ª Vice-Presidência do TJSC, um dos homenageados do evento, que atuou na comarca e é lembrado com carinho pelos moradores da comarca de Taió, fez uso da palavra. “Esta também foi a minha primeira comarca como titular, aprendi muito aqui, aprendi com os servidores, aprendi o que é solidariedade, o que é no trabalho. Há 10 anos foi um momento de festa, de alegria, e neste momento tenho muita felicidade de retornar aqui. Fico extremamente feliz de estar aqui e reencontrar tantos amigos. Eu me sinto emocionado e feliz”, concluiu.

Sobre a instalação da comarca

Criada através da Lei Estadual n. 1.948, de 27 de dezembro de 1958, e instalada em 31 de maio de 1959, a comarca de Taió completou 60 anos em 2019. De entrância inicial, abrange os municípios de Taió, Salete e Mirim Doce. É sede da 22ª Circunscrição Judiciária – da qual fazem parte as comarcas de Rio do Campo e Trombudo Central. Integra a 46ª Zona Eleitoral e é composta por seis serventias extrajudiciais. O Fórum de Taió, denominado Dr. Bruno Carlini, funciona em prédio próprio do Poder Judiciário inaugurado em 30 de maio de 1991.

O primeiro magistrado a atuar na comarca foi Wladimir D’ Ivanenko, que iniciou a carreira como juiz substituto nas cidades de Brusque, Itajaí e Tijucas, até ser nomeado juiz titular da comarca de Taió. O trabalho do referido magistrado deixou marcas na comarca, lembradas em uma homenagem no ano de 2009, por ocasião das comemorações dos 50 anos de instalação da comarca. Durante a sessão solene desta quinta-feira houve a apresentação do Coral das Meninas Cantoras de Taió e de um vídeo em homenagem aos atuais funcionários da comarca.

Participaram do evento os integrantes da comitiva do presidente do Tribunal de Justiça – o corregedor-geral de Justiça, desembargador Henry Petry Junior; o corregedor-geral do Foro Extrajudicial, desembargador Roberto Lucas Pacheco; os juízes auxiliares da Presidência  Carolina Ranzolin Nerbass Fretta, Rafael Maas dos Anjos e Laudenir Fernando Petroncini; e o juiz auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Renato Guilherme Gomes Cunha, além da presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses, juíza Jussara Schittler dos Santos Wandscheer, do promotor de justiça Marco Antonio Frasseto, do presidente da Subseção da OAB de Rio do Sul, Fabio José Soar, representantes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, prefeitos e vereadores de Taió e região, o reitor da Unidavi e magistrados das demais comarcas do Alto Vale.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.