Slider

Com 05 casos de dengue e outros 98 focos, Indaial é considerada infestada pelo mosquito Aedes aegypti

Por Judson Lima

INDAIAL – Devido ao quadro de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, com cinco casos confirmados, do qual um foi considerado autóctone, ou seja, contraiu o vírus em Indaial e 98 focos positivos somente em 2021, a cidade está entre os 187 municípios infestados, informar a Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive/SC)

Na cidade indaialense o maior número de focos do mosquito da dengue se concentra no bairro Nações, com 33 focos.

Para evitar uma epidemia desse vetor, desde o início de março a Secretaria de Saúde executa uma nova estratégia de combate com o Programa de Combate à Dengue de Indaial desenvolvendo o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa).

O LIRAa é um método para medir o grau de infestação em que o município se encontra. Permite conhecer por amostragem a quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes. A atividade está sendo realizada duas vezes por ano, nos meses de março e novembro, em cerca de 1.300 imóveis.

A Dive/SC informou que até a primeira quinzena de março, foram identificados 21.026 focos do mosquito Aedes aegypti em 187 municípios. Comparando ao mesmo período de 2020, quando foram identificados 11.594 focos em 154 municípios, observa-se um aumento de 81% no número de focos detectados.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.