Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
bANNER CAMARA DE BLUMENAU ABRIL
PlayPause
previous arrow
next arrow

Colombo entrega o cargo a Pinho Moreira nesta sexta-feira em Florianópolis

banner camara timbo abri
banner rio dos cedros
PlayPause
previous arrow
next arrow

POLÍTICA – O governador Raimundo Colombo (PSD) transmite o cargo para o vice Eduardo Pinho Moreira (PMDB) às 15h desta sexta-feira. O pessedista sai em licença para fazer um curso na Espanha e depois renuncia oficialmente em abril para disputar uma vaga no Senado Federal por Santa Catarina.São esperadas 1,5 mil pessoas para a solenidade no Centro Sul, em Florianópolis. Foram convidados representantes dos demais poderes e lideranças políticas do Estado. Governador e vice devem chegar juntos, conversar com a imprensa. Apenas os dois vão discursar na solenidade, segundo a assessoria de Pinho Moreira.

Em entrevista ao Diário Catarinense no dia 5 de fevereiro, Colombo falou sobre a saída do governo, fez uma avaliação dos sete anos no cargo e disse que deixa uma marca de responsabilidade ao conduzir o Estado, principalmente durante a crise econômica vivida pelo país.

— Não adianta o governo ir bem e a sociedade ir mal. Aumentar desemprego, as empresas quebrarem, os problemas sociais e serviços públicos piorarem. Nós tivemos que tomar decisões muito importantes. O equilíbrio fiscal foi uma das questões mais duras. Não aumentar impostos, uma das mais importantes. Pelo contrário, baixamos impostos. Santa Catarina teve o melhor desempenho de PIB do Brasil. Enquanto a média do Brasil vai chegar a 1%, o nosso vai chegar a 4% em 2017.

Na sequência, o DC também conversou com o futuro governador em exercício. Pinho Moreira prometeu priorizar a saúde e a segurança pública, garantindo entre outras coisas que repassará mais de 13% da arrecadação à saúde.

— Vou deixar bases importantes para o governo de SC tomar um rumo de diminuição do Estado. Está muito grande a máquina pública, em todo o Brasil. Em SC nós temos, além do déficit previdenciário de R$ 4 bilhões por ano, a folha. Precisamos colocar efetivo, todo mundo pede, mas olha o que aconteceu em janeiro, chegou no limite.

Com a mudança no comando do Estado, também está sendo alterada a equipe do primeiro escalão. Porém, eles não serão empossados também na solenidade de hoje. Alguns já tomaram posse em janeiro, como é o caso do titular da saúde, Acéli Casagrande. Outros não serão alterados, como o da Educação, Eduardo Deschamps.

Cúpula da segurança toma posse semana que vem 

cúpula da segurança toma posse na próxima semana. As cerimônias estão marcadas para terça e quinta-feira. O primeiro evento será a oficialização de Alceu de Oliveira Pinto Junior como secretário de Segurança Pública do Estado (SSP). A posse está marcada para as 9h30min de terça-feira, no auditório do prédio da SSP, no Bairro Capoeiras, em Florianópolis. Ele substitui Cesar Grubba, que deixa o cargo depois de sete anos. O promotor vai retornar aos trabalhos no Ministério Público da Capital. O secretário adjunto, Aldo Pinheiro D’Ávila, continua no posto.

você pode gostar também
bannerio
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.